Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Golpe do Empréstimo Consignado

Assessoria Ao Consumidor Bancário Empréstimo e Mútuo

Publicado por Gustavo Saldanha Cruz
há 3 anos



No Brasil, nos últimos anos, vem crescendo de forma assustadora a prática de golpes realizados no mercado financeiro, desde a velha conhecida pirâmide financeira até o mais recente, chamado, “Golpe do Empréstimo Consignado”.

Diante da contemporaneidade e crescente número de vítimas servidores públicos, pensionistas, aposentados e militares, do golpe que envolve a contratação fraudulenta de empréstimos consignados, o intuito deste artigo é revelar o modus operandi de empresas que atuam no mercado financeiro de forma ilícita, causando prejuízos patrimoniais milionários e praticando diversos crimes, como o de promessa falsa e enganosa, estelionato, associação criminosa, e muitas vezes organização criminosa.

Vale frisar que, o motivo do público-alvo ser servidores públicos e aposentados deve-se ao fato de que estes possuem a facilidade da contratação de empréstimos consignados em folha de pagamento, sendo que, a intermediação destes empréstimos também ficava a cargo de correspondentes bancários autorizados por Instituições Financeiras.

Após o dinheiro ser depositado na conta da vítima, os criminosos a procuram novamente e solicitam que o dinheiro seja transferido para uma conta bancária vinculada ao CNPJ da empresa criminosa, sobre a justificativa de que está sendo realizado uma espécie de “estorno” e que o valor será utilizado para concluir a portabilidade da dívida, reduzindo o valor das parcelas, ou quitar o empréstimo antigo.

A fraude do empréstimo consignado é uma realidade que as polícias de todos os estados enfrentam cotidianamente, muito embora o número de quadrilhas não pare de crescer e aperfeiçoar os métodos.

Se você chegou até este artigo porque desconfia ser vítima de um golpe do empréstimo consignado, o primeiro passo é não desesperar. Depois, imediatamente, a polícia deve ser acionada para a confecção de um registro de ocorrência que, posteriormente, será encaminhado para as investigações da Polícia Civil.

Paralelamente, e de posse da ocorrência registrada, um advogado especialista contra crimes de estelionato deve ser consultado.




Gustavo Saldanha Cruz - Estudante de direito - Estagiário SALDANHA CRUZ ADVOGADOS.

Para tirar qualquer dúvida entre em contato pelas redes sociais:

  1. https://www.facebook.com/scadv
  2. https://www.facebook.com/ASSESSORIACBEM

Ou pelo WhatsApp:

  1. https://api.whatsapp.com/send?phone=5511931461976&text=Ol%C3%A1%2C%20gostaria%20de%20marcar%20um...





  • Sobre o autorAssessoria ao consumidor bancário empréstimo e mútuo
  • Publicações5
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações391
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/golpe-do-emprestimo-consignado/1220804140

Informações relacionadas

Paulo Pereira Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Golpe do Empréstimo Consignado

Karoline Barbeiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

Empréstimo consignado

Empréstimo Consignado sem autorização gera Danos Morais

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

15 dúvidas sobre pensão alimentícia

Aranega Prade Gerber Advogados, Advogado
Artigoshá 7 anos

Direito Bancário - Reserva de Margem Consignável (RMC)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)