Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Governador da PB, Cássio Cunha Lima, tem mandato cassado

    O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, por cinco votos a um, julgou procedente o pedido do Partido Comunista Brasileiro (PCB) pela cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), eleito em 2006. A acusação contra o governador é referente à distribuição de 35 mil cheques pela Fundação de Ação Comunitária (FAC) durante a campanha eleitoral do ano passado.

    Segundo a acusação do partido, não havia legislação específica prevendo a movimentação financeira de programa assistencial pela FAC através do Funcep - Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. O partido ainda alegou que os cheques foram emitidos em época eleitoral, caracterizando abuso de poder político e conduta vedada, conforme disposto no artigo 73 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleicoes).

    A defesa do governador Cássio Cunha Lima alegou que a distribuição de cheques estava relacionada a um programa existente no Estado há muitos anos e que há legislação prevendo essa movimentação financeira.

    O parecer do procurador regional eleitoral, José Guilherme Ferraz, foi pela procedência do pedido, condenando o governador à pena de inelegibilidade por três anos a partir de 2006, mais a pena de multa.

    O relator do processo, corregedor Carlos Eduardo Leite Lisboa, votou de acordo com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. Em seu voto, ele destacou a finalidade eleitoreira do programa assistencial que não apresentou legislação regular, determinando a cassação e inelegibilidade do governador até 2009. O relator também aplicou uma multa de R$ 100 mil ao governador e ao presidente da FAC, Gilmar Aureliano de Lima.

    O julgamento durou mais de sete horas e terminou por volta das 22h. Somente o juiz Renan de Vasconcelos Neves divergiu do voto do relator. Após a publicação do acórdão, o segundo colocado nas eleições 2006, José Maranhão (PMDB), deve assumir o cargo. Mas o governador ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral .

    • Publicações2226
    • Seguidores284420
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governador-da-pb-cassio-cunha-lima-tem-mandato-cassado/934132

    Informações relacionadas

    Agência Brasil
    Notíciashá 15 anos

    TSE confirma cassação de mandato de Cássio Cunha Lima do governo da Paraíba

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)