Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Governo dá como certo pedido de impeachment de Dilma

Decisão do Palácio do Planalto é recorrer ao Supremo Tribunal Federal assim que algum requerimento solicitando o afastamento de Dilma for aceito pela Câmara

Publicado por Adeilson Oliveira
há 9 anos

Governo d como certo pedido de impeachment de Dilma

O governo já dá como certa a abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Congresso e montou um time de advogados e juristas para defender a presidente. A decisão do Palácio do Planalto é recorrer ao Supremo Tribunal Federal assim que algum requerimento solicitando o afastamento de Dilma for aceito pela Câmara.

Em nova reunião realizada nesse domingo (11) com ministros, no Palácio da Alvorada, Dilma foi informada de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comandará uma "manobra" pró-impeachment.

A avaliação do governo é de que, acuado após a denúncia do Ministério Público da Suíça mostrando contas secretas atribuídas a ele e abastecidas com dinheiro desviado da Petrobrás, Cunha vai pôr em prática o jogo combinado com a oposição para atingir Dilma.

Por esse script, o presidente da Câmara rejeitará, amanhã, o pedido dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, propondo a deposição da presidente. A ideia, porém, seria deixar o caminho aberto para que um deputado da oposição apresente recurso ao plenário da Câmara. Nesse caso, ainda no roteiro idealizado por Cunha, esse recurso poderia ser aprovado por maioria simples, composta por 50% mais um dos deputados, com qualquer número de presentes à sessão.

O advogado Flávio Caetano, coordenador jurídico da campanha de Dilma à reeleição, foi escalado para coordenar a defesa da presidente na possível ação de impeachment. O governo pretende contestar a questão do quórum para a abertura do processo pela Câmara, uma vez que a Constituição exige dois terços dos parlamentares.

Na reunião de ontem (11), os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Aldo Rebelo (Defesa) e o assessor especial Giles Azevedo traçaram cenários para a presidente e disseram que a decisão do PSDB, DEM, PPS, PSB e Solidariedade de divulgar uma nota pedindo o afastamento de Cunha do comando da Câmara não passa de um jogo de cena. "Fizeram isso para dar satisfação às bases, mas precisam dele para deflagrar o impeachment", disse ao Estado um auxiliar direto de Dilma. "É tudo combinado."

Acordo Ministros ainda continuam conversando com Cunha, na tentativa de fazer um acordo com ele, mas têm poucas esperanças. Uma das propostas consiste em segurar o PT para não pedir a cassação do mandato do peemedebista no Conselho de Ética da Câmara, em troca da salvação de Dilma.

No diagnóstico do Planalto, o maior sustentáculo da presidente, agora, está no Senado, que pode barrar o impeachment. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é aliado do governo.

Além de Caetano, nomes de peso do meio jurídico, como Celso Antonio Bandeira de Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Dalmo Dallari, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), farão parte da equipe que defenderá Dilma. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto também foi sondado para se juntar ao grupo.

Os juristas prepararam pareceres para dar sustentação à defesa de Dilma. Documento assinado por Bandeira de Mello e Fabio Konder Comparato diz que a reprovação das contas do governo pelo Tribunal de Contas da União (TCU) não representa crime de responsabilidade e, portanto, é insuficiente para embasar a abertura de um processo de impeachment no Congresso.

Na semana passada, diante da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abrir uma ação de impugnação contra a chapa formada por Dilma e pelo vice Michel Temer, Dalmo Dallari também sustentou que o órgão não tem competência para cassar mandato de presidente da República.


fonte: JCONLINE

  • Sobre o autorJurista
  • Publicações253
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações241
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-da-como-certo-pedido-de-impeachment-de-dilma/241889573

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O povo já a depôs, pena que a democracia no Brasil só serve aos interesses do governo. Precisamos colocar todos os envolvidos nesse desvio de verbas que hoje já gira em torno dos 105 bilhões de reais, na prisão sem direito a nenhum beneficio nem regalias, e deixa los pobres sem absolutamente nenhum bem, por que? Porque lesaram o povo que se ferra todo dia, recolhe impostos e nada tem em troca apenas sendo ainda mais achacado. POVO BRASILEIRO precisamos eliminar essa quadrilha e não permitir mais desmandos, quem assumir deve entender que se roubar não terá chance nenhuma de se dar bem. Precisamos de um novo dia com novas perspectivas e pessoas que queiram fazer a diferença para que o BRASIL tenha seu lugar ao sol. continuar lendo

O Povo, não, Caro João Geraldo. Me inclua fora de seus golpes... Estou com Dilma e não abro, assim como 52 milhões de brasileiros. continuar lendo

O povo já a depôs???? De onde vc tirou essa maluquice??? de alguma revista reacinária extremista ou de seu conjunto de idéias liminosas??? O povo ELEGEU Dilma, e com 52 milhões de votos, como bem disse o Basílio.... O que se vê hoje são tentatitvas recorrentes e frustradas de golpes vindos de uma minoria que não cansa de apanhar nas urnas e, no desespero e na malandragem, tem apoioado até golpe militar.. O que vem a seguir??? Plano Cohem??? Intentona comunista???? Dá um tempo.... continuar lendo

52 milhões foram os iludidos, hoje restam alguns poucos tolos e outros tantos apaniguados.
Golpe foi roubar das estatais para patrocinar a mentira, golpe é prometer e não entregar, o que se faz hoje está previsto na constituição, ter a maioria dos votos válidos não pode servir de garantia de impunidade a ladrões, neste caso, confessos. continuar lendo

Bom vou explicar: segundo pesquisas vinculadas na midia feitas a pedido da FIESP de São Paulo, o índice de rejeição da presidente Dilma chega a 86 por cento de REJEIÇÃO. Se isso não quer dizer que o povo já a depôs então .... o Brasil está nas mãos de uma quadrilha e a Justiça e o tempo hão de mostrar isso, até lá vocês dois se orientem pois também a grana de vocês está indo para o bolso de algum corrupto, o fato de vocês serem a favor do governo não os torna imune. continuar lendo

Por que todo petista enxerga golpe no desejo do povo de não mais querer ser roubado? Golpe estão dando aqueles que, de alguma forma, estão "saindo na vantagem" com este (des) governo.
Estar defendendo um governo incompetente, perdulário, corrupto é algo que deveria envergonhar o "bom brasileiro", vocês se arvoram em tentar fazer com que todos os que estão indignados com o atual estado de coisas sejam "psdebistas" ou golpistas.
Não aceitar mais os desmandos que estão acontecendo é algo da "alma dos brasileiros" que não estão "mamando" neste governo, e que além disto, conseguem enxergar um pouco adiante do nariz. Não há explicação para estas defesas "malucas" que alguns fazem. É sério mesmo que após defender estas bandalheiras todas vocês ainda conseguem olhar nos olhos de seus filhos netos ou parentes, sem sentirem-se envergonhados?
Tenho todo direito de acreditar que as eleições não foram honestas, a começar pelo fato de não terem permitido, sequer, que as urnas eletrônicas passassem por um "crivo". Já dizia meu saudoso pai, "quem não deve, não teme".
Não acredito nesta aprovação de 52 milhões de votos, não é possivel que apenas alguns meses após este pleito a opinião pública tivesse tamanha mudança....podem continuar convenientemente "cegos" os que estão apostando no governo (provavelmente para manter suas vantagens pessoais), mas pensem que terão que enfrentar, além da opinião pública, também a de seus amigos e parentes, e se isto não lhes causarem vergonha, deixa a dúvida de que ela realmente possa existir... continuar lendo

Prezado João Geraldo, como tantas pessoas aqui faço coro com sua indignação. Entretanto impõe-se esclarecer que pesquisa não derruba governo. O que pode derrubá-lo é o voto ou, nesse início de mandato, o povo nas ruas protestando, como fez em 15 de março e 16 de agosto. É isso que o governo mais teme. Não podemos ficar parados. Fico me perguntando quando ocorrerá o próximo protesto. É preciso reagir contra o atual estado de coisas. O país não aguenta Dilma e o PT no poder até 2018. continuar lendo

Para quem vem a público dizer que está com Dilma e não abre, deve também ter alguma benesse, ou alguma vantagem pessoal ou de parentes ou de empresas, etc, nisso. Duvido que alguém de plenas faculdades mentais e com um um minimo de 2º Grau de instrução (coisa que boa parte destes 50 e poucos milhões não tem) ainda pactue com estes desmandos. Por conta desses e outros eleitores, é que se instalam no Poder esta corja e achacadores .
Já dito pelo Juiz Gilmar Mendes "eles tinham planos de se perpetuarem até o ano 2038 pelas reservas financeiras escusas que fizeram". Pouca Vergonha Nacional e Mundial o Poder do Planalto hoje. Tenho dito!!!!!! Não farei tréplica em caso de réplica também!!! continuar lendo

Correto Jorge, para que não haja sequer senso crítico daqueles que estão "abertamente" apoiando toda esta bandalheira, as vantagens devem ser muito grande, tem que valer muito a pena. Não vejo como um indivíduo possa não se indignar com tudo o que está acontecendo no país, qual é o preço da dignidade? Ela tem preço? Como eu disse em outro comentário, como pode um indivíduo deste olhar nos olhos de seus filhos, netos ou parentes sem se sentirem envergonhados? continuar lendo

Concordo plenamente com o seu ponto de vista Jorge... Para um cidadão desse ter essa coragem, praticamente (bater peito) para dizer que não abre mão de um governo desse nível, que faz e desfaz do nosso povo, tirando o que nao temos, cortando o que deveria crescer e crescendo o que deveria cortar... pelo amor de Deus!
Isso deixou de ser uma quadrilha, esta mais para uma *facçao. continuar lendo

O que é "comentário construtivo" ? Apoiar o governo "bolivarianista" que ora blinda a ladroagem do PT, Lula, Dilma e CIA ? continuar lendo

Com 7% de aprovação nenhum governo vai longe e blindar a ladroagem sem aplicar a Constituição que manda fazer impeachment nesses casos, é revoltar cada vez mais a população. Golpe deram o PT, Lula e Dilma, que fraudaram as eleições com urnas que nem sequer podem ser auditadas. continuar lendo