Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Graduado em Letras (Português) fica impedido de tomar posse no cargo de professor de Inglês

    há 11 anos

    A 5.ª Turma no TRF 1.ª Região negou provimento à apelação interposta por professor contra sentença que negou a segurança em que pleiteava posse no cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, na área de língua estrangeira (Inglês).

    Em sentença, o juiz do primeiro grau entendeu que o impetrante não cumpriu os requisitos estabelecidos pelo edital, por não possuir habilitação em língua inglesa ao tempo da posse no cargo.

    Apelando a este Tribunal, o professor alega que tem o título de licenciatura plena em letras com habilitação em língua portuguesa e suas respectivas literaturas, além de certificados de proficiência em língua inglesa reconhecidos pelo Ministério da Educação, atendendo ao exigido na Lei n.º 11.784/2008, que rege a carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico no qual pretende ingressar.

    Sustenta ainda que é professor de inglês há dezoito anos, revelando ampla experiência e conhecimento no cargo, tendo atuado tanto no ensino básico quanto superior, além de trabalhar como tradutor simultâneo em eventos internacionais. Assevera também que o item 23.5 do edital estabelece que ”o candidato investido no cargo, em área específica do ensino técnico, que não possua licenciatura deverá submeter-se a preencher este requisito como início no prazo máximo de 24 meses após o efetivo exercício”.

    O candidato apresentou também documentos para comprovação de sua habilitação para o cargo, sendo estes o título de licenciatura plena em língua portuguesa e suas respectivas literaturas e certificados de proficiência em inglês emitidos pela Universidade de Michigan, Escola de Idiomas Fisk e TELK.

    Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora federal Selene Almeida, manteve a sentença. “A despeito da meritória aprovação no concurso em tela e de possuir experiência na área em questão, o apelado não preencheu adequadamente os requisitos editalícios exigidos para a posse no cargo para a qual foi aprovado, faltando-lhe a formação exigida”, garantiu a magistrada.

    Nos autos, a desembargadora citou a Lei 11.784/2008 e o edital do concurso, verificando que ambos “preveem como condição para ingresso na carreira: ser portador de licenciatura plena em Letras com habilitação específica em língua inglesa”. A magistrada levou em consideração também entendimento do Superior Tribunal de Justiça. (RMS 28.461/RJ, Rel. Ministro Marcos Aurélio Bellizze, 5.ª Turma, julgado em 14/02/2012, DJe 06/03/2012).

    A decisão foi unânime.

    Nº do Processo: 0005531-31.2011.4.01.3100

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações536
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/graduado-em-letras-portugues-fica-impedido-de-tomar-posse-no-cargo-de-professor-de-ingles/100240094

    Informações relacionadas

    Yuri Rafael Mayer Correia, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Organização Internacional do Trabalho (OIT): Surgimento e Perspectivas

    PCI Concursos
    Notíciashá 13 anos

    Vagas para Professor de Educação Básica - PEB I e II em Iepê - SP

    Amanda Machado, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O edital do concurso público pode fazer exigências que minha própria profissão não faz? Como, por exemplo, exigir uma pós graduação?

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 13 anos

    Candidata sem qualificação exigida no edital não pode ser nomeada para cargo de professora do IFSC

    PCI Concursos
    Notíciashá 13 anos

    Candidata sem qualificação exigida no edital não pode ser nomeada para p cargo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)