Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Candidata sem qualificação exigida no edital não pode ser nomeada para cargo de professora do IFSC

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, a nomeação ilegal de candidata ao cargo de professora da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ela não preenchia os requisitos exigidos no edital do concurso para seleção de professor. A atuação foi das Procuradorias Federal no Estado de Santa Catarina (PF/SC) e Federal junto ao instituto (PF/IFSC).

    O edital do concurso público impunha como requisito à nomeação e posse a formação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Português e Inglês. A candidata, não possuía a habilitação exigida, por isso foi eliminada do concurso.

    Inconformada com a decisão da Reitoria do IFSC, ela entrou com ação com pedido de medida liminar contra o instituto. Alegou ser bacharel em Letras e que possui o título de Mestre em Letras e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por isso, acreditava que preenchia o requisito do edital.

    As procuradorias, no entanto, explicaram à Justiça que a obtenção do título de Mestre em Letras e Literatura não supriria a formação pedagógica em Licenciatura Plena em Letras, exigida para o cargo. O curso de mestrado possui objetivo distinto e não contempla as disciplinas e requisitos obrigatórios de formação pedagógica, próprios do curso de Licenciatura Plena em Letras. Embora o título de Mestre habilite a candidata para a docência no ensino superior, conforme prevê o artigo 66 da Lei nº 9.394/96, ela não está necessariamente qualificada para exercer o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

    A 3ª Vara da Seção Judiciária de Santa Catarina negou o pedido da candidata e concordou com a defesa das procuradorias. O juízo destacou que a jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região é no sentido de que o requisito de Licenciatura Plena para investidura no cargo, por isso, ela teria que demonstrar que possui a habilitação legal para ocupar o cargo e preencher as demais determinações do edital.

    A PF/SC e a PF/IFSC são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref: Mandado de segurança nº 5001975-68.2011.404.7200/3ª Vara Federal de SC

    Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações166
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidata-sem-qualificacao-exigida-no-edital-nao-pode-ser-nomeada-para-cargo-de-professora-do-ifsc/2643915

    Informações relacionadas

    PCI Concursos
    Notíciashá 13 anos

    Candidata sem qualificação exigida no edital não pode ser nomeada para p cargo

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 11 anos

    Graduado em Letras (Português) fica impedido de tomar posse no cargo de professor de Inglês

    COAD
    Notíciashá 11 anos

    Graduado em letras (Português) não pode lecionar em língua estrangeira

    Amanda Machado, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O edital do concurso público pode fazer exigências que minha própria profissão não faz? Como, por exemplo, exigir uma pós graduação?

    Marcela Barretta, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Entenda a Validade do Certificado de Conclusão de Curso para Comprovação de Formação em Curso Superior / Técnico para Concursos Públicos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)