Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    GT divulga nota em defesa de religiões de matriz africana

    há 6 anos

    A Defensoria Pública da União, por seu Grupo de Trabalho Comunidades Tradicionais, vem reiterar seu compromisso com a liberdade religiosa dos praticantes de religiões de matriz africana, posicionando-se em busca de uma solução constitucional que resguarde o caráter histórico e cultural da tradição religiosa dos sacrifícios de animais. A matéria será discutida no plenário do STF neste dia 9 de agosto, com o julgamento do Recurso Extraordinário 494601.

    Ao contrário do que equivocadamente possa transparecer, o ato de sacrifício de animais em cultos e oferendas segue toda uma ritualística que inclui, tradicionalmente, o menor sofrimento possível aos animais, assim como também, em diversas ocasiões, tem como finalidade a alimentação das próprias comunidades tradicionais.

    Isto posto, em respeito ao princípio constitucional da liberdade religiosa (art. , VI da CF/88), entendemos tratar-se de um direito fundamental que não pode ser coibido e nem mesmo restringido sem que haja evidente afronta ao texto constitucional, que nos rege em união de raças e credos pelos últimos trinta anos.

    Grupo de Trabalho Comunidades Tradicionais
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gt-divulga-nota-em-defesa-de-religioes-de-matriz-africana/607815450

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)