Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Guarda compartilhada tem presunção legal absoluta, apenas revertida sob opinio contrário do MP, independentemente de acordo dos pais? STJ. Críticas...

    adam.a.c.a.institucional@gmail.com

    Publicado por Adam Telles de Moraes
    há 3 anos


    (...)

    Um novo portal de acesso.

    Um novo conceito dos nossos serviços.

    https://adamtmrj6.wixsite.com/adamtellesdemoraes/interno

    * Versão beta - o site definitivo sairá breve.

    (...)

    (*) POLÊMICA!

    >>>>> STJ. GUARDA COMPARTILHADA DEVE SER INSTITUÍDA INDEPENDENTEMENTE DA VONTADE DOS GENITORES, AINDA QUE mediante CONSENSO (ACORDO)?

    ??!!

    #Error404!

    >>>>> >>>>> CRÍTICAS:

    - Ainda sob a ótica juspositivista:

    --- E a autodeterminação da unidade familiar, bem como o exercício do poder familiar pelos pais, a luz da CRFB/88 e do CC/02?

    --- E a mesma auto determinação familiar pelos pais quanto aos filhos, naquilo que dispõe o art 8º, item 4º do PSCR, recebida como uma norma supralegal por meio de controle de convencionalidade já depreendida pelo próprio STF e reconhecida pela mesma jurisprudência como um direito fundamental dos demais envolvidos, a título de Bloco de Constitucionalidade (art. , § 2º, CRFB/88)?

    - sob um critério de legitimidade jusnaturalista (jusracionalista), sob a ótica da"Ética Argumentativa": isso não seria uma forma de flagrante agressão a auto propriedade e auto determinação da unidade familiar e dos pais para com seus filhos?

    Enfim?

    (...)

    STJ.

    AgInt no AREsp 1355506 / SP

    Data do Julgamento: 12/02/2019

    DJe 25/02/2019

    Ementa: AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. FAMÍLIA. GUARDA COMPARTILHADA. MELHOR INTERESSE DA MENOR. IMPOSSIBILIDADE. REEXAME DE MATÉRIA FÁTICO-PROBATÓRIA. SÚMULA 7/STJ. AGRAVO DESPROVIDO.

    1. Esta Corte Superior de Justiça entende que a guarda compartilhada deve ser instituída independentemente da vontade dos genitores ou de acordo; contudo, o instituto não deve prevalecer quando sua adoção seja passível de gerar efeitos ainda mais negativos ao já instalado conflito, potencializando-o e colocando em risco o interesse da criança.

    2. O Tribunal de origem, analisando atentamente o contexto fático-probatório dos autos e considerando o interesse da menor, concluiu pela inviabilidade da guarda compartilhada. Assim, a pretensão recursal demandaria o reexame do acervo fático-probatório, o que é inviável em sede de recurso especial, conforme dispõe a Súmula 7/STJ.

    3. Impossível conhecer da alegada divergência interpretativa, pois a incidência da Súmula 7 do STJ na questão controversa apresentada é, por consequência, óbice também para a análise do apontado dissídio, o que impede o conhecimento do recurso pela alínea c do permissivo constitucional.

    4. Agravo interno desprovido.

    #PensemosARespeito

    • Sobre o autorCompromisso com os interesses dos nossos clientes...
    • Publicações233
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-compartilhada-tem-presuncao-legal-absoluta-apenas-revertida-sob-opinio-contrario-do-mp-independentemente-de-acordo-dos-pais-stj-criticas/1150062045

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)