Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024

Hospital é processado por não divulgar que cobrança de cheque-caução é crime

Nossa Senhora de Nazaré foi o único hospital da região metropolitana de Belém que não atendeu recomendação do MPF para dar publicidade sobre ilegalidade da cobrança

há 11 anos

04/07/2013 às 11h44

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação contra o hospital Nossa Senhora de Nazaré, localizado no bairro de Canudos, em Belém. O MPF quer que a Justiça Federal obrigue o hospital a se comprometer a não cobrar cheque-caução. Além disso, a ação judicial pede que o Nossa Senhora de Nazaré seja condenado a divulgar para seus clientes que a cobrança de cheque-caução é crime.

A ação civil pública foi encaminhada à Justiça Federal nesta terça-feira, 2 de julho, pelo procurador da República Bruno Araújo Soares Valente, que atua na defesa dos direitos do consumidor. O ajuizamento da ação foi necessário porque o Nossa Senhora de Nazaré foi o único hospital da região metropolitana de Belém que não cumpriu recomendação expedida pelo MPF para dar publicidade à ilegalidade da cobrança de cheque-caução.

A recomendação foi encaminhada aos hospitais em 2012, após a publicação da lei 12.653. Segundo a lei, pode ser punido com multa e detenção de três meses a um ano quem exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte.

Além de não ter respondido à recomendação e a ofícios encaminhados por Soares Valente, o hospital Nossa Senhora de Nazaré não afixou cartazes com as informações da lei 12.653, conforme a recomendação do MPF orientava. O não cumprimento da recomendação foi confirmado em vistoria realizada este ano por servidores do MPF nas dependências do hospital.

Caso a decisão seja favorável ao pedido do MPF e não seja cumprida, o procurador da República solicitou à Justiça que determine uma multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento da decisão.

Processo nº 0019345-67.2013.4.01.3900

Íntegra da ação

Acompanhamento processual

Ministério Público Federal no Pará

Assessoria de Comunicação

(91) 3299-0148 / 3299-0177

ascom@prpa.mpf.gov.br

http://twitter.com/MPF_PA

http://www.facebook.com/MPFPara

  • Publicações1256
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-e-processado-por-nao-divulgar-que-cobranca-de-cheque-caucao-e-crime/100593366

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)