Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    I Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista começa em Brasília


    07/05/2015 - O I Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista teve início na manhã desta quinta-feira (7). O Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Antonio José de Barros Levenhagen, procedeu à sessão solene de abertura, e, em seguida, os participantes do evento assistiram à conferência “Novas Tendências da Execução e Efetividade da Tutela Jurisdicional”, proferida pelo mestre, doutor e livre docente em Direito Flávio Luiz Yarshell.

    O Presidente Barros Levenhagen disse que o seminário nacional é mais um instrumento produzido pelo Judiciário do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), para aprimorar essa fase processual. “Com a finalidade de ressaltar ainda mais o elevado patamar que a fase de execução tem assumido, mostra-se singular a promoção de eventos científicos como este, protagonizado por renomados doutrinadores, que certamente fomentarão o debate de teses. Desse modo, ampliar-se-á o horizonte sobre essa temática”, considerou o ministro.

    Ao revelar que as Varas do Trabalho conseguiram encerrar, em 2014, 661.551 execuções frente aos mais de um milhão de processos em execução iniciados no mesmo ano, Levenhagen solicitou o engajamento dos tribunais, dos magistrados e dos servidores para solucionarem, juntos, “o cenário desafiador da execução trabalhista”.

    Nesse sentido, o presidente citou providências do Judiciário do Trabalho com a finalidade de resolver o problema por meio de parcerias realizadas entre o CSJT, o TST e os Tribunais Regionais do Trabalho. Entre as ações, estão o estabelecimento da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista; a edição da Resolução CSJT nº 138, de 9 de junho de 2014, a qual dispõe sobre o estabelecimento de Núcleos de Pesquisa Patrimonial no âmbito dos TRTs; a redefinição do formato da Semana Nacional da Execução Trabalhista; a utilização de meios eletrônicos para investigação patrimonial; e a elaboração de informativo mensal com o resumo das decisões proferidas pelo TST na fase de execução.

    Conferência de abertura. A conferência inicial coube ao mestre, doutor e livre docente em Direito Flávio Luiz Yarshell. Com base no tema “Novas Tendências da Execução e Efetividade da Tutela Jurisdicional”, o conferencista abordou os aspectos comuns na execução em diversos ramos do Direito; em que medida a lei processual civil se aplica de forma supletiva e subsidiária ao processo trabalhista; e a atuação do Judiciário do Trabalho sobre as questões que envolvem a responsabilidade patrimonial, a fraude de execução e o incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

    Entre os diversos conceitos e práticas apresentados, Yarshell ressaltou a importância de a busca pela eficácia da execução não se desvincular do princípio do devido processo legal. O conferencista também opinou sobre a aplicação de instrumentos do novo Código de Processo Civil (CPC) no Direito do Trabalho, para a efetividade da execução. “Cito, como exemplo, a medida de execução indireta que consta do § 3º do artigo 536 do novo CPC. Esse parágrafo determina que o executado incidirá nas penas de litigância de má-fé quando injustificadamente descumprir a ordem judicial, sem prejuízo de sua responsabilização por crime de desobediência. Esse caso de execução indireta é passível de aplicação no Direito Processual do Trabalho”, disse Yarshell.

    A programação do I Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista prossegue até o início da tarde de sexta-feira (8), com outras conferências e diversos painéis.


    Guilherme Santos
    ASCOM/CSJT
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
    comunicacao@csjt.jus.br
    Foto: Fellipe Sampaio

    • Publicações5383
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/i-seminario-nacional-sobre-efetividade-da-execucao-trabalhista-comeca-em-brasilia/229797412

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)