Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    IBDP inicia campanha nacional por isenção de custas processuais em ações previdenciárias

    IBDP inicia campanha nacional por isenção de custas processuais em

    ações previdenciárias

    O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) deu início a uma campanha nacional pela isenção de custas processuais em ações previdenciárias. A minuta do projeto de lei que prevê a mudança no texto do artigo 128 da lei 8.213/91 será enviada aos deputados eleitos e reeleitos para que a iniciativa seja apresentada e defendida pelos parlamentares junto ao Congresso Nacional. A nova redação acaba com a cobrança de custas em processos previdenciários em todo o país.

    A idéia é que a OAB, como representante da sociedade civil, nos ajude a encabeçar essa campanha pela gratuidade de custas nas ações previdenciárias, explica Jane Lúcia Wilhelm Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

    A campanha, que já conta com o apoio da OAB/RS, é uma iniciativa do Fórum Insterinstitucional Previdenciário, que foi criado no âmbito do Tribunal Regional Federal da Região Sul (4ª Região). O fórum é composto por integrantes que atuam diretamente no processo previdenciário (advogados, procuradores do INSS, promotores e defensores públicos, magistrados de primeira e segunda instância, desembargadores, aposentados e pensionistas.

    Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a medida representará um grande benefício social, pois facilitará o acesso de aposentados e pensionistas à Justiça. É um passo muito importante na área da previdência pública brasileira, já que muitos cidadãos se vêem impossibilitados e não buscam seus direitos em função dos custos, afirmou.

    Embora não haja dados oficiais de processos previdenciários em andamento na Justiça, estima-se que a mudança na legislação beneficie em torno de 2 milhões de pessoas com ações pendentes de julgamento. Só no âmbito do TRF da 4ª Região - que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul há 336.462 processos previdenciários em andamento. Destes, 303.617 estão na primeira instância (Juizado Especial Federal e Varas Previdenciárias) e outros 32.845 em segunda instância. Estes números, no entanto, não compreendem ações de competência da Justiça Estadual que tramitam nas Varas de Acidentes de Trabalho.

    O que é o IBDP?

    O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) é uma associação civil sem fins lucrativos, de cunho científico-jurídico, com sede na cidade de Curitiba-PR, e que tem como função primordial defender os direitos dos cidadãos em matéria previd

    enciária.

    Criado em 2003, o IBDP

    tem promovido o desenvolvimento do estudo do Direito Previdenciário com o intuito de oferecer suporte técnico-científico à questão previdenciária que, literalmente, explodiu no Brasil após 1988 e, mais especificamente, com a criação dos Juizados Especiais Federais em 2001. Atualmente, possui entre os associados advogados, magistrados, procuradores, defensores públicos, professores universitários.

    Informações para a imprensa (IBDP):

    Alice Castanheira

    E-mail: comunicacao@ibdp.org.br

    • Publicações2833
    • Seguidores433737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibdp-inicia-campanha-nacional-por-isencao-de-custas-processuais-em-acoes-previdenciarias/2494765

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)