Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Idosa é indenizada por cobranças indevidas

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Vítima de cobranças indevidas por parte do banco Itaucard, uma idosa receberá indenização de cerca de R$ 7 mil por danos morais. A decisão é da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

    Em julho de 2009, J.A.M. comprou uma boneca para sua neta pela internet, usando o cartão de crédito, mas cancelou o pedido. O banco, no entanto, continuou a cobrar pela compra depois da desistência. Além disso, a instituição financeira ameaçou negativar o nome da cliente, de quase 90 anos, que decidiu procurar a Justiça após várias tentativas falhas de solucionar o problema com a operadora do cartão.

    O julgamento de primeira instância concordou com a solicitação de J.A.M. e estabeleceu que ela deveria receber R$ 2 mil em indenização por danos morais. Apesar das alegações do banco de que a responsabilidade seria da loja online, que não lhe comunicou o cancelamento da transação, o juiz entendeu que é responsabilidade da instituição financeira apurar se a cobrança deve ser feita ou não. A sentença proibiu o banco de negativar o nome da cliente e determinou o encerramento das cobranças. Inconformada com o valor da indenização, J.A.M. recorreu da sentença.

    Considerando a idade da consumidora e a situação financeira da instituição, o desembargador Guilherme Baeta Nunes, relator do caso, restabeleceu o valor da indenização em dez salários mínimos. Nas palavras do relator, nesse contexto, a extensão dos danos morais deve ser considerada em maior grau do que aquele consignado na sentença. Ainda que o nome de J.A.M. não tenha sido negativado, as sucessivas cobranças a ela dirigidas foram capazes de alterar a sua paz e a tranquilidade de espírito.

    Os desembargadores Mota e Silva e João Cancio votaram com o relator.

    Acompanhe o andamentodo processo ou leia o acórdão.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosa-e-indenizada-por-cobrancas-indevidas/112135202

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção V. Da Cobrança de Dívidas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    24. A repetição do indébito em dobro no caso de cobrança indevida de dívida oriunda de relação de consumo como hipótese de aplicação dos punitive damages no direito brasileiro

    Sei Waiser Advogados, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Cobrança Indevida

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção V. Da Cobrança de Dívidas

    HASSE Advocacia e Consultoria, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Cobranças Indevidas na Conta Telefônica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)