Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

'Ilhado', guapuruvu vive sua última florada

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Por Larissa de Oliveira

Ilhado guapuruvu vive sua ltima florada

Foto: Guilherme Baffi

Ilhado em um terreno que se tornou um canteiro de obras, o guapuruvu da Vila Imperial, em Rio Preto, está naquela que pode ser a sua última florada. A árvore de 80 anos, que chama atenção pelos seus 30 metros de altura e pela intensidade do amarelo de suas flores, está ameaçada por ficar dentro da área onde serão construídas duas torres residenciais. Anteontem, defensores do guapuruvu se reuniram para contemplar a florada. "De longe, dá para ver a copa toda amarela. Eu cresci vendo essa maravilha. Não é possível que a Prefeitura permitirá que ele seja cortado. Precisamos aproveitar cada oportunidade para contemplar a beleza dessa árvore", diz a arquiteta Maria de Paula Barbeiro, 39 anos.

Ela afirma que é possível executar um projeto arquitetônico que preserve o verde. "Falta vontade por parte dos donos do terreno em adequar o projeto e incluir a árvore. Será uma vergonha para a cidade se uma árvore dessa for arrancada". A mobilização contra a derrubada ganhou uma página no Facebook, a "Amigos do Guapuruvu". Em julho, a Associação de Proteção à Cidadania de Rio Preto (APC) foi à Justiça para tentar impedir o corte em terreno onde funcionava a Oficina Cultural Fred Navarro. A Associação Redentora Residence, que comprou o terreno, já derrubou o imóvel onde ficava a oficina.

Uma liminar concedida pela Justiça, em agosto, impede que o guapuruvu seja derrubado até que a autorização da Prefeitura para o corte seja apresentado no processo movido pela APC. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já deu a permissão, mas a Polícia Ambiental barrou alegando falta de autorização da Cetesb. "Estamos terminando de providenciar toda a documentação e também o projeto exigido pela Cetesb para poder derrubar a árvore. Não temos dúvidas de que vamos conseguir", afirma Gilson Bernardes, coordenador geral da Associação Redentora Residence.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3785
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações482
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ilhado-guapuruvu-vive-sua-ultima-florada/143988076

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos viabilizar o projeto agregando a árvore e ouvindo a comunidade. continuar lendo