Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Inadimplência: como diferenciar a cobrança legal e a abusiva?

Publicado por G1 - Globo.com
há 13 anos

É fato que ninguém gosta de ser devedor. Uma das maiores dores de cabeça que o consumidor inadimplente possui é a de ser cobrado quase que diariamente da quantia em atraso. São várias as formas de cobrança: através de ligações, e-mails, cartas, mensagens de texto.

Mas como saber se essa cobrança extrapola os limites? Quando a cobrança começa a deixar de ser considerada legal e passa a ser abusiva? E quais são os direitos que o devedor possui na hora de ser cobrado?

O advogado Fernando Prado Targa é Coordenador da Comissão de Defesa do Consumidor, em Bauru. Ele explica que todo o consumidor, assim como a empresa que faz a cobrança deve se nortear pelo Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. O artigo diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Targa explica ainda que a lei protege o direito do credor de receber o valor que lhe é devido. "É considerada legal a cobrança de uma dívida que o consumidor contraiu e efetivamente não pagou por alguma circunstância alheia a sua vontade, como perda de emprego, e às vezes até por má fé deste mesmo em não querer paga-la e tem ciência de seu inadimplemento".

Porém, é fácil identificar quando ela começa a ser abusiva. "É considerad...

Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

  • Publicações68462
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inadimplencia-como-diferenciar-a-cobranca-legal-e-a-abusiva/2961546

Informações relacionadas

Manual do Advogado, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quais os reflexos devidos sobre Horas Extras?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)