Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    INCC não deve ser cobrado após entrega de imóvel e construtora deve devolver os valores pa...

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, reformou o contrato firmado entre a Atlanta Empreendimentos Imobiliários e Elizabeth de Oliveira Loureiro e Ednilson Maciel Loureiro. Ficou modificado, então, a substituição do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), na ocasião da entrega das chaves; e a impossibilidade de capitalização de juros. O relator do processo foi o juiz convocado Rodrigo Marques Silva Lima.

    De acordo com o relator, ao que se refere ao INCC, tal indexador reflete diretamente os custos da construção civil, "ou seja, sua adoção está vinculada ao período de construção do imóvel, não podendo perpetuar-se para após a entrega das obras, devendo tal índice ser substituído pelo INPC, índice oficial calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mantido pela Lei nº 8.177/91".

    Outro ponto levantado na apelação foi a cobrança de juros acumulativos de 1% ao mês. "Apesar da fixação em 1% ao mês ser prudente e acessível, a sua capitalização não é autorizada pela legislação brasileira, salvo algumas exceções apresentadas por leis". O relator citou, ainda, a Súmula 121 do Supremo Tribunal Federal (STF) que versa: "É vedada a capitalização de juros, ainda que expressamente convencionada".

    Com esse entendimento, ficam alteradas as cláusulas contratuais firmadas entre as partes, para substituir o INCC pelo INPC, calculados nas prestações, no ato da entrega da obra e a impossibilidade de capitalização de juros.

    "Uma vez aplicadas às determinações, os valores pagos a maior deverão ser abatidos nas parcelas vindouras ou, caso as mesmas já tenham sido efetuadas, que protagonize a devolução dos valores de forma simples, pois não restou configurada a repetição do indébito", resguardou o relator.

    A desembargadora-presidente da Câmara, Maria das Neves do Egito, e o juiz convocado Carlos Martins Beltrão Filho acompanharam o voto.

    O magistrado Carlos Beltrão está substituindo a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, que se encontra em gozo de férias, e o juiz Rodrigo Marques substituiu o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, igualmente em férias, nos meses de agosto e setembro.

    Por Gabriella Guedes

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações510
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incc-nao-deve-ser-cobrado-apos-entrega-de-imovel-e-construtora-deve-devolver-os-valores-pa/2000547

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Agravo de Instrumento: AI XXXXX20228217000 RS

    Henrique Celestino, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Restituição de Valor c/c Indenização por Dano Moral

    COAD
    Notíciashá 12 anos

    Imóvel na planta: congelamento do saldo diante do atraso na entrega

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Revisão de Contrato com Reconhecimento de Juros Abusivos C.C. Danos Materiais de Restituição dos Valores Pagos Indevidamente - Procedimento Comum Cível

    Notíciashá 15 anos

    INCC não deve ser cobrado após entrega de imóvel e construtora deve devolver os valores pagos a maior

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)