Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Inconstitucionalidade da Taxa de Licença em SP com Base no Número de Empregados: Uma Decisão Judicial Esclarecedora

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 6 meses

Recentemente o STF definiu que é inconstitucional vincular a taxa de licença ao número de empregados, o que permitiu cancelar várias cobranças judiciais.

O que é uma Taxa?

A Decisão ressalta que a taxa é destinado é uma remuneração da Prefeitura. Sua finalidade é custear o serviço ou a atividade de polícia, (que é basicamente a fiscalização), sem se atentar a signos presuntivos de riqueza.

Os Números de Empregados

A decisão destaca a inconstitucionalidade da base de cálculo proposta pela Lei n.º 9.670/83, que vinculava a taxa de polícia ao número de empregados. Esse critério não considerava a efetiva atividade do Poder Público, tornando-se apenas um dado objetivo, estimativo e desvinculado do ônus real à Administração Pública.

O Entendimento dos Tribunais

A decisão reforça a jurisprudência pacífica da Corte, destacando que o STF já havia definido a ilegitimidade de taxas relacionadas ao número de empregados. O entendimento mantido de forma consistente ao longo do tempo destaca a necessidade de critérios mais específicos e vinculados à atividade que efetivamente demanda a atuação do Poder Público.

Por fim

A decisão no Recurso Extraordinário n.º 554951/SP representa um marco na discussão sobre a Taxa de Licença para Localização com base no número de empregados.

Empresários e juristas encontram nessa decisão uma base sólida para questionar a aplicação de taxas e buscar o cancelamento do valor ou restituição dos valores.

Se você ficou com dúvida ou está sendo cobrado por essa taxa e quer verificar se ela é válida ou não, clique aqui para ser atendido pela nossa equipe gratuitamente.

  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações381
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inconstitucionalidade-da-taxa-de-licenca-em-sp-com-base-no-numero-de-empregados-uma-decisao-judicial-esclarecedora/2045958708

Informações relacionadas

Dr. Antônio Eduardo Senna Martins, Advogado
Notíciashá 6 meses

Juiz nega pedido de recuperação judicial da operadora da Starbucks: Uma análise jurídica

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF anula decisão do TST sobre cálculo de complementação de salários da Petrobras

Leite e Emerenciano Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

STJ entende que dívidas prescritas não podem ser cobradas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

Reforma tributária deve ser votada na CCJ na terça

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 6 meses

Receita Federal envia aviso de cobrança a 6,5 milhões de contribuintes e alerta para importância da autorregularização.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)