Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Indenização do seguro DPVAT por morte de feto em acidente de trânsito

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    Por 4 votos a 3, o 3º Grupo Cível do TJRS determinou o pagamento do seguro DPVAT por morte de feto em decorrência de acidente de trânsito. No entendimento dos desembargadores que votaram pela concessão do benefício, "a pessoa existe desde a concepção, sendo, portanto, detentora de direitos mesmo antes de nascer".

    A ação de cobrança foi ajuizada na comarca de Novo Hamburgo, por Sandro Augusto Setti, contra Confiança Companhia de Seguros S/A e Fenaseg Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização. O autor postulou o pagamento do seguro obrigatório, na condição de pai de feto natimorto em decorrência de acidente de trânsito. A ação tinha sido julgada anteriormente pela 5ª Câmara Cível que, por 2 votos a 1, não concedeu o pagamento do seguro, revertendo sentença de primeiro grau da pretora Nara Rejane Klain Ribeiro. O pai da criança interpôs embargos infringentes.

    O desembargador Antônio Corrêa Palmeiro da Fontoura, relator, destacou que "a legislação garante direitos ao nascituro como o direito à vida e à integridade física que não dependem do nascimento com vida". Concluiu que, "se aquele que ainda não nasceu já é uma pessoa, tem direito ao seguro DPVAT".

    A desembargadora Liége Puricelli Pires votou no mesmo sentido, ressaltando que "apesar de o Código Civil entender que a personalidade jurídica da pessoa começa no nascimento com vida, há uma tendência de migração para seu início a partir da concepção". Seu voto apontou como exemplo a lei de alimentos gravídicos que reconheceu e regulou o direito do nascituro à pensão alimentícia. Nessa linha também votaram os magistrados Luís Augusto Coelho Braga e Artur Arnildo Ludwig.

    Em sentido contrário, votaram os desembargadores Jorge Luiz Lopes do Canto, Leo Lima e Romeu Marques Ribeiro Filho, sustentando que o nascituro não tem personalidade jurídica, embora tenha assegurado determinados direitos, tanto mais que "a personalidade civil da pessoa começa com o nascimento com vida, cabendo àquele que ainda não nasceu mera expectativa de direitos".

    O valor atual da indenização do seguro DPVAT, por morte, é de R$ 13.500,00. Atua na defesa do autor da ação o advogado Pedro Roberto Schuch. (Proc. nº 70026431445).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações652
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indenizacao-do-seguro-dpvat-por-morte-de-feto-em-acidente-de-transito/1379116

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)