Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Inquéritos de 24 horas levam à prisão de inocentes em São Paulo

Sem investigação

Publicado por Dr Francisco Teixeira
há 3 anos

Um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, a pedido da Folha de S.Paulo, mostra que, entre 5.345 inquéritos por crimes de roubo instaurados na capital em 2019, em 87% os suspeitos foram denunciados até 30 dias após os delitos.

Inquéritos de 24h levam à prisão de inocentes em SP, denuncia jornal

Desse total, em 2.513 processos, o Ministério Público apresentou denúncia até uma semana depois do crime. Além disso, o levantamento apontou 34 casos em que a investigação foi concluída pela Polícia Civil e a denúncia foi ofertada pelo MP somente um dia após o roubo.

De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira (2/6) na edição impressa da Folha, essas investigações a jato, muitas vezes, levam à prisão de inocentes. Há casos em que os inquéritos foram baseados apenas em depoimentos de testemunhas ou policias, sem pedidos de esclarecimentos adicionais pelo Ministério Público.

A Folha analisou 100 casos de prisões de inocentes. Desse total, 17 foram baseadas apenas em acusações por autoridades e 12 partiram de depoimentos falsos ou inconsistentes. O jornal ouviu especialistas que apontaram medidas capazes de acabar com injustiças, tais como localizar câmeras de segurança, ir a campo falar com testemunhas e aproveitar laudos técnicos.

Ao jornal, a advogada Flavia Rahal, do Innocence Project Brasil, disse que a palavra de policiais costuma ser o único embasamento dos inquéritos. "É como se não houvesse defesa possível para aquela pessoa que foi presa naquela situação, porque a palavra do policial vai ser sempre muito mais valorada e considerada suficiente para aquilo", afirmou.

O MP paulista afirmou que, embora ocorram erros, o órgão adota cautela e costuma arquivar inúmeros inquéritos em que não há provas suficientes contra os suspeitos.

Fonte: conjur


  • Sobre o autorAmante das ciências criminais
  • Publicações672
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inqueritos-de-24-horas-levam-a-prisao-de-inocentes-em-sao-paulo/1224595809

Informações relacionadas

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 3 anos

Projeto muda regras de reconhecimento fotográfico para evitar prisão de inocentes

Petição Inicial - TJBA - Ação Relaxamento de Prisão c/c Revogação de Prisão Temporária c/c Prisão Domiciliar - Relaxamento de Prisão

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

Libertação de presos inocentes cresce ano após ano nos Estados Unidos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A palavra do policial....que por acaso é despreparado, estava só de passagem, nunca fez aquilo, não é pago para investigar, não age em defesa da vítima....... (contém muita ironia)
Quantos estudos são feitos sob a ótica da v´tima comparativamente aos direitos dos contraventores? Para onde nossa sociedade quer caminhar com esse desbalanceamento de direitos?
Os "especialistas" que reclamam, nunca fizeram e pouco propõe para melhorar o sistema, e quando o fazem é sób uma ótica canhestra. Que legitimidade esses especialistas têm? Quem defende as vítimas?
Uma discussão técnica, imparcial e objetiva faria bem ao Brasil. continuar lendo