Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Instrutor de autoescola deve receber valores descontados por multa de trânsito

    A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) manteve a sentença que condenou uma autoescola a devolver valores descontados do salário de um instrutor. A quantia havia sido deduzida para pagar o conserto de um veículo batido durante aula e uma multa de trânsito referente a uma infração cometida em horário de trabalho. Segundo os desembargadores do TRT-RS, o risco de colisões e infrações é inerente à atividade de autoescola e não pode ser repassado aos trabalhadores, com exceção para casos em que estes sejam comprovadamente culpados. No primeiro grau, o caso foi julgado pelo juiz Jarbas Marcelo Reinicke, da 19ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

    O instrutor entrou com ação na Justiça do Trabalho depois de rescindido seu contrato, pleiteando, entre outros pedidos, o reembolso de um desconto no valor de R$ 1,8 mil, relativo ao conserto de um veículo. O automóvel foi batido durante uma aula de baliza conduzida pelo reclamante. O instrutor alegou que, no momento da colisão, estava fora do automóvel. Segundo ele, o procedimento era normal nesse tipo de aula. Sustentou, portanto, que não teve culpa no ocorrido.

    O empregado ainda contestou outro desconto, no valor de R$ 165,00, referente a uma multa de trânsito aplicada em horário de trabalho, da qual alegou também não ter tido culpa. A empresa, por sua vez, reafirmou a culpa do reclamante pelo acidente, argumentando que a permanência do instrutor fora do veículo não era permitida, configurando, no caso, conduta negligente. Também defendeu que a multa era responsabilidade exclusiva do condutor do veículo no momento da infração.

    O juiz de primeiro grau aceitou as alegações do reclamante e determinou a devolução dos descontos, decisão que gerou recurso, por parte da reclamada, ao TRT-RS. O desembargador João Ghisleni Filho, relator do acórdão na 3ª Turma, destacou o depoimento de um colega do reclamante, que afirmava ser prática comum o instrutor acompanhar seu aluno, nas primeiras aulas, dentro do veículo conduzido, e ficar fora do carro nos últimos testes, quando o condutor já estaria próximo de fazer o exame prático para a habilitação. Conforme o magistrado, não ficou comprovada a culpa do trabalhador nos dois eventos (acidente e multa), de maneira que a empresa, ao realizar os descontos, estaria transferindo os riscos de sua atividade econômica ao empregado, o que não é permitido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    Processo: 0134200-36.2009.5.04.0019 (RO)

    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1335
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instrutor-de-autoescola-deve-receber-valores-descontados-por-multa-de-transito/2985168

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Reclamação Trabalhistas - Horas extras

    Ana Claudia, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Quem é responsável pelo dano em acidente de trânsito com carro da autoescola?

    Daniel Maidl, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O empregador pode descontar do salário do empregado, quando este causa dano ao patrimônio da empresa?

    Jair Rabelo, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    STJ – O arrematante é responsável pelos débitos condominiais vencidos antes da arrematação.

    Karen Blanco, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Autoescola tem que pagar adicional de periculosidade a instrutores de motocicleta

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Levei uma multa na moto da auto escola a caminho do trabalho e outra na volta pra casa ! A empresa está obrigando eu a pagar as multas . Isso é certo ? continuar lendo