Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Íntegra do voto do ministro Dias Toffoli no julgamento da reclamação ajuizada pelo Estadão

    há 15 anos

    Leia a íntegra do voto do ministro Dias Toffoli no julgamento da Reclamação (Rcl 9428) ajuizada pelo jornal Estadão contra decisao do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) que impediu a divulgação de notícias referentes a investigações sigilosas contra Fernando Sarney, filho do presidente do Senado. Dias Toffoli acompanhou o relator do caso, ministro Cezar Peluso, integrando a corrente vencedora que julgou extinta a ação.

    Toffoli salientou em seu voto que "o objeto de julgamento posto na reclamação não é o fato em si da constitucionalidade ou inconstitucionalidade da vedação prévia de divulgação de matéria jornalística pela imprensa, no caso, pelo jornal reclamante. O que se julga no presente caso é se a autoridade reclamada desafiou e descumpriu alguma decisão emanada desta Suprema Corte e apta a fulminar, de antemão, a decisão proferida contra a reclamante".

    Na conclusão de seu voto, Toffoli entendeu que a decisão do TJ-DFT não afrontou o entendimento da Suprema Corte no julgamento que fulminou a lei de imprensa, o que inviabiliza a análise da reclamação.

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/integra-do-voto-do-ministro-dias-toffoli-no-julgamento-da-reclamacao-ajuizada-pelo-estadao/2032830

    Informações relacionadas

    A decisão de Toffoli sobre dados sigilosos e o respeito à lei acima de tudo e de todos.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)