Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Integração Nacional mantém desapropriação de área no Maranhão para reforma agrária

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo 364/16, do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que suspende a desapropriação do imóvel rural denominado Marfim e Maratoan, situado em Lago Verde (MA).

    Esse é um dos 29 projetos de decreto legislativo (PDCs) apresentados por Goergen suspendendo decretos assinados pela ex-presidente Dilma Rousseff que desapropriaram imóveis rurais para reforma agrária e regularização de territórios quilombolas e terras indígenas, que totalizam 826,6 mil hectares (o equivalente a 8,26 mil quilômetros quadrados).

    De acordo com Goergen, esses decretos possuem vício de origem e de forma por terem sido publicados próximos à data de votação, na Câmara, da admissibilidade do processo de impeachment contra Dilma.

    O relator, deputado João Daniel (PT-SE), afirmou que o decreto presidencial é apenas o primeiro passo do processo de desapropriação, para declarar a área como de interesse social para fins de reforma agrária. “O decreto precede a ação de desapropriação, que será proposta pelo órgão federal executor da reforma agrária, e processada e julgada pelo juiz federal competente, se for o caso”.

    O Legislativo não tem competência para sustar esse tipo de decreto presidencial, segundo Daniel, pois o texto não poder ser enquadrado como ato normativo. “A simples leitura do texto Constitucional já é suficiente para se verificar que apenas os atos normativos são passíveis de serem sustados pelo Congresso Nacional”, disse.

    Tramitação
    O texto ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito), antes de seguir para o Plenário.

    Íntegra da proposta:
    • PDC-364/2016
    Reportagem – Tiago Miranda
    Edição – Roberto Seabra

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/integracao-nacional-mantem-desapropriacao-de-area-no-maranhao-para-reforma-agraria/527931811

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 7 anos

    Ação sobre desapropriação de área quilombola volta à 1ª instância

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 7 anos

    MPF na 5ª Região defende constitucionalidade de decreto que regula titulação de terras quilombolas

    JurisWay
    Notíciashá 7 anos

    Ministro devolve à 1ª instância ação que discute desapropriação de área quilombola

    Ação da DPRJ garante manifestação de comunidade quilombola

    Defensoria Pública de São Paulo
    Notíciashá 8 anos

    Defensoria Pública ajuíza ação civil pública para reconhecimento de território quilombola em Ubatuba

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)