Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Internação Domiciliar: Direito aos Insumos Necessários para Garantir a Assistência Médica

ano passado

O Superior Tribunal de Justiça, em decisão proferida pela 3ª Turma no REsp 2.017.759-MS, afirmou que a cobertura de internação domiciliar deve abranger os insumos necessários para garantir a efetiva assistência médica ao beneficiário, sob pena de desvirtuamento da finalidade do atendimento em domicílio, comprometimento dos seus benefícios e subutilização enquanto tratamento de saúde substitutivo à permanência em hospital.

O caso em questão tratava de uma beneficiária de plano de saúde que, em decorrência de doença grave, necessitava de internação domiciliar com fornecimento de diversos insumos para garantir a continuidade do tratamento. No entanto, a operadora do plano de saúde se recusou a fornecer alguns desses insumos, alegando que não estavam previstos no contrato.

Ao analisar o caso, o STJ entendeu que a internação domiciliar deve garantir a mesma assistência médica que seria oferecida em um hospital, com os mesmos insumos e recursos, uma vez que se trata de um tratamento substitutivo à permanência em hospital. Assim, a negativa de cobertura dos insumos necessários para a efetiva assistência médica caracteriza desvirtuamento da finalidade do atendimento em domicílio, comprometimento dos seus benefícios e subutilização enquanto tratamento de saúde substitutivo à permanência em hospital.

Com essa decisão, fica evidente que o fornecimento de insumos necessários para a assistência médica em internação domiciliar é um direito dos beneficiários de plano de saúde, independentemente do que conste em contrato. Caso haja negativa de cobertura, o beneficiário poderá buscar a tutela judicial para assegurar seus direitos.

Exemplo:

Maria é beneficiária de um plano de saúde que prevê cobertura de internação domiciliar. Em decorrência de uma doença grave, Maria necessita de diversos insumos para garantir a continuidade do tratamento, como fraldas, sondas e medicamentos. No entanto, a operadora do plano se recusa a fornecer alguns desses insumos, alegando que não estão previstos em contrato.

Maria deve buscar a tutela judicial para garantir seus direitos, já que a cobertura de internação domiciliar deve abranger os insumos necessários para garantir a efetiva assistência médica, sob pena de desvirtuamento da finalidade do atendimento em domicílio, comprometimento dos seus benefícios e subutilização enquanto tratamento de saúde substitutivo à permanência em hospital.

  • Sobre o autorLuis Otávio: Advogado dedicado e apaixonado.
  • Publicações62
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internacao-domiciliar-direito-aos-insumos-necessarios-para-garantir-a-assistencia-medica/1793076907

Informações relacionadas

Luciano Manduca, Advogado
Modeloshá 5 anos

Pedido de prioridade de tramitação processual para idoso.

Direito para A Vida, Jornalista
Artigoshá 3 anos

Como citar jurisprudência no TCC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)