Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Intimação eletrônica gera economia de 100ARs por mês em vara federal do Ceará

    Publicado por Alexandre Atheniense
    há 14 anos

    Mais de cem cartas são expedidas por mês pela 15ª Vara de Limoeiro do Norte, uma realidade que será alterada após a edição da Portaria nº 2 de agosto de 2010, que visa dar agilidade e trazer economia aos cofres públicos intimando os advogados pelo Diário Oficial.

    O Código de Processo Civil traz como exceção a expedição de carta registrada com avisos de recebimento, no entanto, até o momento a 15ª Vara utilizava como sistemática de intimação nos processos cíveis o conhecido AR para o caso de advogados que moram no interior do Estado do Ceará e em outras unidades da Federação.

    Com a nova Portaria, passa a valer a regra do CPC, art. 237, com a intimação por Diário e só excepcionalmente a intimação será de forma pessoal ou por carta registrada. Para os advogados de Capitais, a regra permanece a mesma, ou seja, publicação no Diário.

    De acordo com a responsável pelos expedientes da 15ª Vara, Fabiana Nogueira Nunes Saraiva, o setor expede mais de 100 cartas por mês, um serviço que demanda muito tempo levando em consideração a confecção, expedição e ainda a juntada no processo das cartas que retornam. “A medida também vai trazer agilidade, pois não será mais necessário aguardar em média 15 dias pelo retorno da carta para juntá-la ao processo”, pondera Fabiana.

    Além de tudo, o antigo serviço demandava dinheiro, porque na postagem de cartas registradas pelos Correios há um alto custo pago pela Justiça, custo esse que será diminuído com a publicação em Diário, garante o diretor da secretaria, James Maxwell Costa Freire.

    De acordo com Portaria, para que os advogados não sejam surpreendidos com a mudança da sistemática de intimação, a Secretaria da Vara vai comunicar aos advogados a alteração da rotina, procedendo às intimações ao menos uma vez pessoalmente ou por carta registrada nos respectivos aos autos em que atuem, dando-lhes ciência de que a partir de então será observada a sistemática da intimação pelo órgão oficial em todos os feitos.

    Na opinião do presidente OAB/CE subseção de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon Rocha Chaves, a intimação por AR é obsoleta e dispendiosa. O presidente afirma que a intimação eletrônica é melhor porque todo mundo tem acesso por meio de um computador.

    A Portaria também está de acordo com a meta 6 do CNJ, que estabelece reduzir em pelo menos 2% o consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível tendo como referência o ano de 2009.

    • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
    • Publicações1909
    • Seguidores185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intimacao-eletronica-gera-economia-de-100ars-por-mes-em-vara-federal-do-ceara/2336776

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)