Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Itália admite registrar casamento entre pessoas do mesmo sexo realizados no exterior

há 10 anos

A lei italiana não autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, para a lei interna do país são habilitados a casar somente pessoas de sexo oposto.

Entretanto, dois cidadãos italianos casaram-se nos Estados Unidos e solicitaram o registro no seu certificado civil na Itália o que lhes foi negado, fazendo com que os mesmos aforassem uma demanda judicial para garantir seus direitos.

Desta forma, o Tribunal de Grosseto (IT) deu razão aos requerentes determinando que o oficial do estado civil da cidade de Grosseto (responsável pelo Registro Civil) transcrevesse no Registro Civil das partes o matrimônio por eles contraídos.

Entendeu o Magistrado que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo celebrado no exterior não é inexistente pelo Estado Italiano e não é contrário à ordem pública, cita também a decisão da Corte Europeia sobre os direitos do homem que determinou que a Corte não admite mais que o direito ao matrimônio deva ser limitado em todos os casos ao matrimônio entre pessoas de sexo oposto e, afirmou ainda a Corte que o direito ao matrimônio adquiriu um novo e mais amplo conceito, inclusivo dos casamentos contraídos por duas pessoas do mesmo sexo.

Fonte: Sì alla trascrizione in Italia del matrimonio contratto all'estero tra italiani dello stesso sesso.(www.StudioCataldi.it)

  • Sobre o autorAdvocacia de qualidade e personalizada para cada cliente.
  • Publicações5
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações172
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/italia-admite-registrar-casamento-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-realizados-no-exterior/116754192

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Faz sentindo, tendo em vista que a região demográfica da Europa é muito menor que a de muitos Países, então se duas mulheres se casa, sendo uma italiana e outra inglesa, a primeira seria prejudicada, ou talvez teria menos direitos que sua companheira, caso resolvesse morar em seu país. continuar lendo

Diziam: "Que pouca vergonha"!

Dir-se-á: "Que tanta vergonha"!

Onde se vai chegar, meu Deus! continuar lendo