Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Jogo brasileiro combate desperdício de água

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Jogo brasileiro combate desperdcio de gua

O Projeto Água – Conhecimento para Gestão lança nesta quinta-feira o jogo eletrônico educacional Água em Jogo. O game simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. O desafio do jogador é garantir água em quantidade e qualidade para as atuais necessidades dos moradores e para as futuras gerações. O jogo é online e gratuito. Conheça.

O Água em Jogo tem duração de 30 minutos, tempo em que são simulados quatro anos fictícios. A bacia é formada por diversos cenários, como áreas industriais, rurais, de moradia, de lazer, entre outras. Cada região tem necessidades diferentes relacionadas a água e cabe ao jogador, que assume papel de administrador dos recursos hídricos, decidir como será usada.

Os níveis de qualidade quantidade são apresentados em formato de indicadores, que precisam ser analisados o tempo todo. Se o jogador identificar, por exemplo, que uma indústria está consumindo muita água e poluindo, ele pode tirar a outorga de direito de uso de recursos hídricos até que a indústria se regularize.

Para garantir bons resultados, o jogador conta com o uso de algumas ferramentas, como fiscalização, cobrança pelo uso da água e outorga – que são instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Também é possível usar recursos disponíveis, investir em melhorias, como: plantio de mata ciliar e construção de estações de tratamento de esgoto.

Durante o jogo, acontecem eventos inesperados, como estiagem e inundações, que afetam negativamente os indicadores de qualidade e quantidade de água. Estes indicadores, aliados ao conjunto de investimentos e decisões tomadas, formarão a pontuação final do jogador. Os 100 melhores terão seu nome registrado em um ranking público.

Através do jogo, busca-se conscientizar os jovens sobre os conflitos e dificuldades relacionadas ao uso e conservação das águas, a fim de despertar o interesse no assunto. Este game poderá ser utilizado por professores em sala de aula, para trabalhar com os adolescentes temas como água, meio ambiente, poluição, bacia hidrográfica, administração de recursos financeiros, mediação de conflitos, entre outros.

O jogo também poderá ser usado por comitês de bacia hidrográfica a fim de apresentar alguns dos problemas e necessidades enfrentadas por seus gestores, e conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação na tomada de decisões que dizem respeito a gestão dos recursos hídricos.

FONTE

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações735
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jogo-brasileiro-combate-desperdicio-de-agua/132531065

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom! continuar lendo

Um abordagem lúdica para conscientizar sobre o problema. Espero que alcance o objetivo. continuar lendo

Muito bom Carolina, você posta artigos muito interessantes e com um astral muito bom. Já a convidei para participar de um grupo que criamos no Facebook chamado "Ecossistema São Paulo". Vou deixar a descrição do grupo para ver se você se anima a participar. Também vou deixa o link para meu perfil no Linkedin para você saber qual é o âmbito dos temas que tratamos por lá. Tenho certeza que suas opiniões e orientações no campo do Direito seriam de grande utilidade para nós e, certamente, os assuntos que tratamos lá, eventualmente para sua vida profissional. Abraço, Darcy Brega

Perfil Linkedin
https://www.linkedin.com/profile/view?id=98208024&trk=nav_responsive_tab_profile

Descrição do Grupo Ecossistema São Paulo
Este grupo foi criado com o nome Comitês do Tietê com múltiplos objetivos. Comitês de bacias reúnem segmentos governamentais e não governamentais para que possamos cuidar das águas (70% da nossa constituição). A ideia é promover intercâmbio de informações sobre gestão de recursos hídricos e assuntos correlatos, mas o grupo é aberto para assuntos filosóficos, artes, sabedorias, campanhas de interesse público em geral, lamentos e felicidade, ou seja, coisas humanas e não humanas (tudo). Resolvemos mudar o nome do grupo, justificando assim: Entendemos que “o conceito de ecossistema é uma ferramenta poderosa para a compreensão do ambiente urbano: ele oferece uma estrutura para a percepção dos efeitos das atividades humanas e de suas inter-relações; facilita a avaliação dos custos e benefícios de ações alternativas; abarca todos os organismos urbanos, a estrutura física da cidade e os processos que fluem por ela; e é apropriado ao exame de todos os níveis de vida, de uma lagoa à megametrópole. Ver a cidade como um ecossistema permite a cada indivíduo perceber seu impacto cumulativo sobre a cidade, e ao arquiteto de cada edifício ou parque perceber seu lugar no todo. Permite ainda ao planejador de uma rede de transporte ou de um sistema regional de parques acompanhar os efeitos das mudanças abrangentes sobre setores menores do sistema. Um conhecimento da dinâmica do sistema produz uma apreciação diferente para os limites no espaço e no tempo do que a normalmente permitida nos objetivos do diaadia, e esclarece os objetivos imediatos de projetar apenas dentro de limites políticos e períodos de tempo menores que algumas gerações humanas”. Começamos observando São Paulo e seus arredores. A cidade cresceu, encontrou e fundiu-se com outras cidades e demos um nome a esse aglomerado com 39 municípios de Região Metropolitana de São Paulo. Passamos então a ver essa região na perspectiva das águas, a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e há duas décadas expandimos o nosso olhar para redescobrir e desenhar o que hoje é reconhecida internacionalmente como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo já com 73 municípios envolvendo a cidade de São Paulo. A crescente complexidade e a escassez de recursos nos fez, mais uma vez, expandir nossos horizontes para que o que passamos a denominar como Macrometrópole Paulista, uma região formada por 173 municípios e com uma população corresponde a de países como o Canadá. E de mudança escalar em mudança escalar vamos integrando bacias, estados, países, terra, cosmos e “Kosmos”, este último retomado do conceito grego de "Kosmos” e que inclui não só a matéria, mas também a vida, a mente, a alma e o espírito. Difícil, então, dar mais um nome ao que é inominável, mas podemos procurar simplificar chamando-a apenas, carinhosamente, como “Ecossistema São Paulo”, podendo envolver desde um lago em um parque em qualquer uma das nossas cidades, até uma grande cidade, uma bacia, uma praia, O Litoral, o Estado....tudo.
· continuar lendo