Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Jogo em que Bolsonaro mata gays, negros e outras minorias será investigado pelo MP/DF

Para parquet, jogo possui clara intenção de prejudicar candidato à presidência da República e causa danos morais coletivos a movimentos sociais e minorias.

Publicado por Davi D'lírio
há 6 anos

Nesta quarta-feira, 10, o MP/DF abriu um inquérito civil público para investigar startup que desenvolveu o jogo "Bolsomito 2k18", no qual o personagem "Bolsomito" – em alusão ao presidenciável Jair Bolsonaro – ganha pontos ao matar feministas, homossexuais, negros e integrantes de movimentos sem-terra.

t

No game, o usuário ganha pontos ao matar os personagens descritos como "inimigos". O jogo foi desenvolvido por uma startup e é disponibilizado, de forma paga, por plataforma de empresa sediada nos Estados Unidos.

Por meio da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais – CPDP e do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, o MP/DF publicou a portaria 23/18, que abre o inquérito para investigar a startup criadora do game.

Na portaria, o parquet considera que, segundo a Constituição Federal, "a República Federativa do Brasil tem como objetivo promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", sendo todos iguais perante a lei.

O MP/DF também pontua que o racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, e que o marco civil da internet tem como princípio a responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades.

Para o parquet, o game possui clara intenção de prejudicar o candidato à presidência da República "e com isso embaraçar as eleições 2018", além de causar danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas.

Com isso, o parquet determinou que a empresa responsável pela plataforma onde o jogo é disponibilizado seja notificada, pela CPDP, para cessar a disponibilização do game e informar os dados cadastrais dos responsáveis pelo jogo. O parquet também ordenou a elaboração de memorando com o objetivo de identificar e qualificar os responsáveis pela startup criadora do game.

Confira a íntegra da portaria 23/18.

t

t

t

t

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jogo-em-que-bolsonaro-mata-gays-negros-e-outras-minorias-sera-investigado-pelo-mp-df/636861604

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Eduardo Sefer
5 anos atrás

Sim, concidadãos, é para isso aí que pagamos nossos impostos... continuar lendo