Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Jornada de fisioterapeutas do Hospital Regional deverá ser de 30 horas semanais

    Por unanimidade, os desembargadores da 5ª Câmara Cível deram provimento ao Agravo de Instrumento interposto por A.L.F. e outros, em desfavor de ato do Diretor-Presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul - FUNSAU/MS.

    Os agravantes pretendem com o recurso reformar a decisão interlocutória proferida pelo juízo singular, objetivando a manutenção da jornada de trabalho de trinta horas semanais, garantindo-se, também, a manutenção de seus vencimentos.

    Consta nos autos que, desde a efetiva posse no cargo de fisioterapeutas do Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian, mediante aprovação em concurso público, os agravantes exercem a jornada de 40 horas semanais. Ocorre que a jornada de trabalho que os agravantes realizam é ilegal nos termos da Lei Federal n. 8.856, de 1 de março de 1994, que dispõe expressamente em seu artigo : “Os profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional ficarão sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho”.

    Alegam que sofrem discriminação explícita por trabalharem horas a mais e com o mesmo salário dos que cumprem 30 horas semanais, já que não recebem bônus pelo plantão. Mencionam por meio de documentos anexos nos autos que, além desse serviço, exercem funções profissionais em outros estabelecimentos, e tais vínculos só poderiam ser mantidos graças à jornada especial que possibilita a compatibilidade de horários.

    O relator do processo, Des. Vladimir Abreu da Silva, ao contrário do que decidiu o magistrado de primeira instância, entende que “deve ser respeitada a jornada de trabalho de trinta horas semanais dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, prevista na Lei Federal n. 8.856/1994, porquanto a União detém competência privativa para fixar as regras e condições dessa categoria profissional, à luz do artigo 22, XVI, da Constituição Federal”.

    Assim, “ante o exposto, conheço do recurso e dou-lhe provimento para conceder a liminar em favor dos agravantes, a fim de que cumpram jornada de trabalho de trinta horas semanais, sem redução dos seus vencimentos, até julgamento definitivo do mandado de segurança. Fixo multa diária no valor de R$ 500,00, para a hipótese de descumprimento da ordem judicial, limitada ao máximo de noventa dias”, votou o relator.

    Processo nº 0601980-06.2012.8.12.0000

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações923
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornada-de-fisioterapeutas-do-hospital-regional-devera-ser-de-30-horas-semanais/100335781

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Reclamação Trabalhistas - Horas extras

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Reclamação Trabalhista - Atualizada pela Reforma

    Daniela Abibi, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Reclamação trabalhista com pedido de reconhecimento de vínculo e horas extras

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigosmês passado

    Dominando os Cálculos Trabalhistas: Recursos Online Gratuitos para Advogados

    Marlucio Lima Paes, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Manda de Segurança Justiça do Trabalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)