Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Jornal Brasil 247 do PT e a democracia do ódio

Publicado por Leonardo Sarmento
há 8 anos

Entre os muitos veículos que nos pediram para publicarem nosso parecer que tratou dos fundamentos para o impeachment da presidente Dilma, eis que surge o Jornal Brasil 247, onde somos colunista, mas procuramos não publicar nossos artigos pelas suas características de ortodoxia extremada.

O PT de fato, por muitos dos seus companheiros transformou-se em uma seita de ódio, de intolerância ao contraditório e às diferenças, que de alguma forma nos assusta pelas consequências e dimensões que está "cegueira deliberada" de desamor violenta pode proporcionar à democracia e à paz social.

Em momento algum se tentou o debate, a contra-argumentação, desqualificar os nossos fundamentos, ao contrário, o que se procedeu foi o ataque ao autor do escrito, fazendo uso do pobre e anticientífico artifício do argumentum ad hominem, muito utilizados para disseminação do ódio dos que carecem de fundamentos e civilidade.

É fato, que a partir de nossas vivências e experiência não haveríamos de imaginar na atualidade algo muito diferente, mas nutríamos a esperança pelo surgimento de uma alguém que nos desse o prazer do contraditório, de um pesamento divergente, pois são nas divergências que surgem os ganhos de valor.

Assim que, tudo deu-se na forma do esperado, mas há sempre um certo tom de lamento quando se percebe um estreitamento da democracia, do diálogo útil. O ódio é deveras cego e surdo, mas não é mudo, e é isso que nos assusta.

Segue a publicação do jornal Brasil 247 aos irmãos e civilizados JusBrasileiros:

Brasil 247

Nosso parecer publicado aqui no JusBrasil

Não deixem de ler o parecer acima, ilustramos verdades e debatemos todos os pontos sobre os fundamentos para o impeachment da Presidente.

  • Sobre o autorProfessor constitucionalista
  • Publicações222
  • Seguidores5705
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20956
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornal-brasil-247-do-pt-e-a-democracia-do-odio/267601962

Informações relacionadas

Leonardo Sarmento, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 8 anos

Fundamentos jurídicos e políticos para o impeachment da presidente Dilma Rousseff - Questões

Amorim Sangue Novo, Jornalista
Artigoshá 9 anos

Deputado Bragato lembra dia da saúde e do jornalista

Petição - Ação Aposentadoria por Invalidez

Justificando
Notíciashá 7 anos

E quando os escândalos de corrupção envolvem o meu candidato ou partido?

Érico Olivieri, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Direito civil - Ação de obrigação de fazer c.c. pedidos de indenização por danos morais e de tutela de urgência

100 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não é uma reação unicamente de alguns dos PT não, professor. Esta violência está generalizada, pois basta alguém publicar algo que não esteja de acordo com o que os anti-PTistas desejam que são chamados de idiotas, alienados, comunistas (sic!).

Com todo respeito, mas até mesmo o senhor incorporou este discurso de ódio quando diz que "O PT de fato, por muitos dos seus companheiros transformou-se em uma seita de ódio". O senhor aí usou o argumentum ad partido e patrocina as atitudes que veremos logo daqui a pouco: a chuva de comentários falando que todo esquerdista é isto ou aquilo.

O senhor, na minha humilde opinião, se alimentou do discurso que criticou.

Mas uma coisa é fato: os comentários aqui no JusBrasil são os mais civilizados da Internet! JusBrasil é Top! continuar lendo

Wagner, um querido! Meu querido Wagner, trouxemos fundamentos em nosso parecer que em momento algum foram questionados, mas o ataque se dirigiu a pessoa do autor.

Por isso, minha conclusão baseia-se em fatos - não apenas este que trouxemos - quando concluo pela disseminação do ódio por parcela dos companheiros do PT, jamais generalizando, mas sempre refletindo a partir de experimentos.

Grande abraço ao meu nobre colega sempre proativo colaborador!
LS. continuar lendo

Seu parecer, muito embora eu não concorde, foi muito bom. Li todo com bastante atenção. Mas estou dizendo, apenas, que ando desconfiando com esta lógica que o PT é um partido do ódio como se isto fosse uma via de mão única. Eu não voto no PT, mas voto no PCB e sempre sou vítima dos ódios da galera que acha que o Brasil está dividido entre pessoas de bem e pessoas do PT. Infelizmente é um saco isto tudo! E, só por esta razão, achei que o discurso que o senhor fez foi no mesmo caminho. :)

Temos que aprender a dialogar as teses, as ideias. Infelizmente os comentaristas da internet não têm esta capacidade. Também pudera, né? Comentarista de internet é igual a cachorro: preso é valente que é uma beleza. rs

Um abraço, meu caro! Continue conosco publicando, pois a discordância não tira a genialidade de ninguém. ;) continuar lendo

Wagner,

O amigo é um dos exemplos que me faz jamais generalizar absolutamente nada, até porque não entendo inteligente e verdadeiro ideias neste tom. O amigo é de esquerda, tem as suas ideias políticas que posso discordar de grande parte, principalmente quando do embate com o direito, mas sei da sua inteligência e seu absoluto respeito às divergência. Por isso é uma pessoa que nutro verdadeiro carinho.

Abraços e deixa eu ir que tenho 3 aulas pata ministrar... ;)
LS. continuar lendo

Não podemos esquecer que existe um "momento" especial na política brasileira, uma espécie de "chamado à atenção" e claro que o PT (não sem motivos) é o centro das atenções.
Não falar, não utilizar determinados termos, mesmices, lógicas, expressões ficaria parecendo mais defesa do que isenção ou opinião, isso para não falar do direito ao ataque, ou contra-ataque.
Não vejo como sendo uma questão de direita ou esquerda, eu mesmo estou absolutamente contra o PT e tudo o que ele representa mas nada tenho contra a esquerda, entendo como parte do processo e necessária à democracia.
O lado positivo (se existir um) é o avanço político cultural de boa parcela do eleitor brasileiro e um crédito extra e já tardio à justiça. continuar lendo

Exato, amigo José Roberto, este deveria ser o verdadeiro espírito democrático.

Grande abraço!
LS. continuar lendo

Todo este ódio é fruto da busca incoerente pela posse e conquista da verdade. Ninguém a tem e nem nunca a terá.

Estou lendo um livro interessante do Dworkin chamado "A raposa e o porco-espinho" e na página 71 ele diz:

"O fato de outros discordarem de algo que nos parece óbvio deveria nos fazer parar para pensar: como posso ter certeza de que estou certo se outras pessoas que parecem tão inteligentes e sensíveis quanto eu o negam?"

Isto é: por que, numa discórdia, necessariamente o certo tem que ser eu? É uma presunção estúpida.

E certo é o Nietzsche quando diz:

"Quem chegou, ainda que apenas em certa medida, à liberdade da razão, não pode sentir-se sobre a Terra senão como andarilho — embora não como viajante em direção a um alvo último: pois este não há. Mas bem que ele quer ver e ter os olhos abertos para tudo o que propriamente se passa no mundo; por isso não pode prender seu coração com demasiada firmeza a nada de singular; tem de haver nele próprio algo de errante, que encontra sua alegria na mudança e na transitoriedade."

Boas aulas, professor Sarmento, e desde já lhe desejo boas festas de final de ano. Forte abraço!!! continuar lendo

Marcio, eu discordo veementemente de você. Como assim o PT veio para disseminar o ódio entre brasileiros, branco e negros, ricos e pobres?

Você está me dizendo que desde 1500, antes do PT, nosso Brasil vivia em perfeita harmonia? Que negros não eram humilhados, que não existiam pobres e que todos viviam bem tipo num paraíso? O que é isto, amigo? Aí, com o perdão da palavra, é desonestidade intelectual.

O seu discurso é justamente o discurso de ódio contra o PT e que vocês dizem que o PT somente que tem. Parece que vivíamos num mar de maravilhas e o PT chegou e trouxe o apocalipse.

Você diz que o PT veio para disseminar o ódio entre ricos e pobres e eu pergunto: você queria o que, que os ricos vivessem sempre curtindo a sua riqueza e os pobres aceitando, calado, as suas misérias? Segundo dados da FAO, o Brasil, em 2014, reduziu a pobreza extrema em 75%. Isto é, o PT não disseminou ódio contra ricos e pobres, mas investiu para tirar da pobreza um monte de gente.

Vocês podem criticar o PT. Eu até posso ajudar citando um montão de coisa que o PT fez que merece nosso repúdio, mas sejamos honestos: falar que o PT veio para causar a divisão entre entre brancos e negros e ricos e pobres é desonestidade. Mesmo porque negros e brancos, ricos e pobres sempre estiveram divididos no Brasil desde que Pedro Álvares Cabral invadiu as nossas terras. continuar lendo

Prezado Wagner,

Concordo com seu posicionamento; O ódio se propaga através de ambos os lados, infelizmente. É indiscutível a falta urbanidade nos debates, os quais, em grande parte das vezes, se encerram na troca de injúrias e difamações.

O simples fato de afirmar que se é contra o Impeachment é motivo para alguns bradarem alcunhas como "comunistas", "ptralhas", "bandidos", assim como quem é a favor de tal processo, serem chamados de "golpistas", "coxinhas", "sem vergonhas".

Digo que ninguém está isento. Mas o debate deve se ater à existência - ou não - de crime de responsabilidade; comparar o cenário da época de Collor em relação ao atual. Tudo prezando pelo funcionamento das instituições, e pela continuidade democrática. continuar lendo

Wagner, quando diz que "basta alguém publicar algo que não esteja de acordo com alguém" também não podemos generalizar. Há muito conteúdo criminoso sendo distribuído na rede e junto com estes vê-se uma reação preocupante pro bem geral. As redes sociais não irão sumir e teremos que aprender a perceber, filtrar, denunciar e também conviver com elas (como no mundo real). Minha conclusão é que a divisão não foi criada, e sim exposta (pelas redes sociais) e também faz parte da evolução (positiva ou negativa) que os tempos modernos nos trazem. O PT sempre foi alvo do ódio. continuar lendo

Concordo com teu comentario em gênero, grau e número. Perfeito. Não tinha lido, antes de postar o meu. Se puder leia. continuar lendo

José, boa noite. Acho que você precisa reler o meu comentário. Você disse:

"Vi em outro texto você fazendo menção a valentia alheia, e justificando o fato dizendo ser "fácil ser valente pela Internet", sabe o que significa isto que você disse nas entrelinhas? Algo como "eu sou valente e falo na cara", não preciso me esconder atrás do teclado..."

Com todo respeito, mas você viajou!!! Eu, neste comentário, fui contrário à valentia. Falei que é assim que muitas pessoas agem, mas que é errado. Eu não justifiquei, eu critiquei. Rs

Sua pressa em me acusar demonstrou que você leu a coisa com pressa - e ler as coisas com pressa quase sempre desagua em injustiças. Leia, releia, entenda o contexto antes de comentar, porque senão você passa a imagem que faz uma leitura irresponsável das coisas. ;)

E sobre o comunismo não é neste tópico que vamos discutir, pois não é sobre isto que o professor Sarmento está falando. Você tem suas razões para não gostar do comunismo, eu tenho as minhas para gostar e a vida segue. Nunca obriguei ninguém a gostar de Marx, ué. Gosta quem quer; quem não gosta também tá certo.

E sobre você dizer que eu "por ser comunista me acho o dono da verdade", falou, novamente, uma maluquice. Convido-te a ler um texto meu publicado aqui no JusBrasil e que fala sobre o que eu acho da verdade: http://wagnerfrancesco.jusbrasil.com.br/artigos/243544973/sobre-o-direito-e-o-interpretar

Um grande abraço!! continuar lendo

E exatamente ao contrario, se voltarmos nos debates, nos diversos blogs, na pre-eleição mais especificamente nas ultimas duas, 2006/2010 - 2010/2014, ali esta estampado em debates a incitação do ódio da elite sudeste especialmente o estado de são paulo contra os nordestinos, PSDB X PT, A frase de assedio moral quando deturpam um eleitor do PT, ele e chamado de "Petralha" imputam lhes o declinado titulo de miseráveis do bolsa do bolsa familha, ficando bem nítida e perceptível o Odio de classes, isso demonstra nos ultimos resultados da eleição presidencial, um embate mais de classes sociais do que da polica em se, com um certo ressentimento de que a classe dos mais ricos estão sendo prejudicados com os programas sociais do governo, como investimento na educação e o próprio bolsa familha, as classes mais abastadas teimam em afirmar que o governo esta tomando a riqueza deles e dividindo com nordestinos e os mais pobres em todo o pais, expressam isso em forma agressiva e exprimindo o odio, tanto que mesmo apos a classe social ter elegido o governo com a maioria de 54 milhões de votos, ainda assim a oposição vem aos holofotes trazendo frases, na vós do senhor Agripino Maia PSDB, "Vamos sangrar esse governo ate que extirpar o governo e o partido do PT da política nacional" a partir dai e desde o primeiro mandato, se pagarmos o nome DILMA, quando expressado em blogs pela oposição vemos atitudes odiosas, chegando ao ponto de gerar intervenção no ministério da justiça quando um jovem brasiliense, faz alusões de fuzilar a presidente da república, recentemente políticos petistas passaram a sofrer agressões em restaurantes e praças públicas, bombas foram jogadas contra prédio onde estava reunido o partido dos trabalhadores, de uma forma generalizada a própria imprensa vem pregando pechas de tudo que e roubo, mensalão, lava jato, somente no PT, a revista veja do grupo oposicionista tem constantemente assediado o LULA como ladrão, molusco, barbudo, e ate vestido de presidiário, isso e puro assédio moral e puro odio, pois a palavra "LADRÂO" não é um xingamento e sim uma acusação que carece de provas, a mais recente prova de ódio aqui e fazer de sã consciência, como o professor fez neste odioso texto, imputando a carapuça do ÓDIO praticado pelo PSDB no PT, um texto puramente parcial onde os petistas tem sofrido a odiosa e desrespeitosa forma de tratar da oposição, do psdb, da classe elitista, CONTRA o povo, a presidente da república, ao ex presidente lula, os programas sociais do governo, e consequentemente aos nordestino. vergonha!, vergonha! vergonha!, a hipocrisia tem sido a pior praga deste pais continuar lendo

Li todo o seu argumento, li respostas, mas não entendi até agora o que você está querendo defender... continuar lendo

Vagner Francesco, fico cada vez mais inspirado e contemplado pelo seu posicionamento coerente e transparente. Sem dúvida você abrilhanta e qualifica os comentários do JusBrasil. O que bem vejo por aí, e por aqui, são pessoas praticando o discurso que acusa o outro de utilizar, o ódio para adjetivar o outro de odiento, a mentira para adjetivar o outro de mentiroso. Vivemos um tempo de inversão do bom senso, temos corruptos, criminosos, pessoas com pouca qualificação moral e ética, pautando os trabalhos políticos (vejamos, por exemplo Eduardo Cunha que, mesmo depois de acusado de crimes, consegue se manter na direção do Poder Legislativo e ficar na linha sucessória da Presidência da República em um momento de discussão de impedimento, com a ressalva dele mesmo ser parte essencial do processo), jurídicos (o exemplo maior são as delações) e midiáticos (as notícias veiculadas são, em sua maioria, o que delatores e políticos corruptos deixam vazar, sem nenhuma preocupação por parte dos veículos com a verdade). continuar lendo

Discordo das observações que ponderam ao favor do PT. Esse partido e seus militantes tem se mostrado como um "tumor maligno" que esta destruindo o pais em todos os seus aspectos, sejam econômicos, políticos, morais, culturais, e outros, tudo isso apenas para se implantar da forma mais vil, suas ideias ultrapassadas, que já provaram ser equivocadas em todo o planeta, em varias épocas. Nota-se claramente que o PT é mais uma agremiação de revoltados e "perdedores" que se alinham para combater tudo aquilo que não tem competência para ser.
Desta forma, seus valores se alicerçam na disseminação maciça da divisão e ódio em todas suas formas, muitas vezes travestidas de "políticas sociais", "justiça racial", etc, tudo isso baseado no principio macabro de "dividir para controlar".
Falar de avanços na distribuição da riqueza e da redução da pobreza é quase uma piada, pois isso só acontece com o enriquecimento real do pais, em todos os sentidos, mas principalmente investindo-se de forma seria na educação e na cultura. Tudo o que se tem feito na área da educação é um hediondo processo de "lavagem cerebral" dos jovens estudantes no sentido de conduzi-los aos ideais Leninistas (isso se prova facilmente). Quanto distribuição de renda, o que se fez na verdade foi uma distribuição do que "se encontrou em caixa" e quando acabou, acabou. Não houve planos consistentes nem políticas de crescimento da economia, mas apenas populismo puro, sem qualquer consistência. E tudo voltou ao que era antes, mas muito antes mesmo.
As instituições foram "saqueadas" e/ou "aparelhadas" de modo a se manter os planos de poder sob qualquer circunstancia, mesmo que não conseguissem se reeleger em um determinado momento.
Esses comentarios não são de política "anti-petista" mas apenas de uma simples observação dos resultados e do comportamento atual da sociedade, e o aparente retrocesso que estamos experimentando, não será fácil de reverter, pois as bases de sustentação do pais estão corroídas e duramente comprometidas. Na pratica, os brasileiros precisam "retomar" o pais e coloca-lo novamente nos trilhos. continuar lendo

O 247 é um puxadinho do PT, recebe verba do governo para alimentar a ignorância dos seus leitores e para fabricar zumbis a fim de que a vermelhada tenha eleitores.

Você é uma pérola e errou ao pensar que aquela pocilga que atende pelo nome de 247 teria algum dote no sentido de honra, conhecimento, imparcialidade, democracia ou abertura para receber a verdade. Não, meu caro Leonardo, veículos de (des) informações como o 247, a gente joga no vaso e puxa a descarga. continuar lendo

É verdade, Tânia, eles são parciais.

Grande abraço e obrigado pela participação!
LS continuar lendo

A internet não permite maiores reflexões, a leitura é rápida e antes do fim do texto o cidadão já emitiu a opinião dele, não deve ser nada pessoal professor, é o meio que usou e onde usou; O 247 é onde se busca argumentos para defender os absurdos do governo, como a Veja é para os absurdos dos governos amigos. continuar lendo

A Veja talvez não seja tão ruim poque ela defende o "menos péssimo". É fato que o sensacionalismo exacerbado lhe retira a credibilidade, mas pelo menos é uma revista que não tem medo de bater nos partidos da base do governo, e merece um certo crédito por isso. continuar lendo

"defende o menos péssimo"(sic) ????
"não tem medo de bater nos partidos da base do governo"(sic)

Qual parte de "governos amigos" tu não entendeste do comentário do Rafael Cherem? Veja (hehe) como ela trata os governos amigos e como trata os inimigos. Não se vê uma crítica sequer aos tucanos (que em SP são partidos da base do governo, ora), não se vê críticas ao Cunha estampadas na capa, etc continuar lendo

Infelizmente, concordo com o professor, o PT é uma seita que prega a segregação. Quem não apoia o PT quer o mal dos mais pobres, dos negros. continuar lendo

É uma pena, Lilian, pois muito melhor seria se estivessem abertos para um debate de ideias. Obrigado!

LS. continuar lendo

Pelo que vemos por aí eles não têm muita inteligência para debater. Apenas se vitimizam, culpam o passado e continuam apoiando o Lula Pai e Dilmãe. continuar lendo

Lula de fato é o esteio do partido, o que temos que lamentar por seu populismo e seus discursos de ódio, que diferencia pobre e rico, brando e negro, segrega o país para encontrar o apoio da maioria. É adepto do discurso de ódio e acaba endemizando esta prática entre os seus seguidores. continuar lendo