Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz acata integralmente pedido do MPPE em Garanhuns contra crise na saúde

    Quinta-feira, 18 de setembro de 2008 15h30 - Juiz acata integralmente pedido do MPPE em Garanhuns contra crise na saúde

    O juiz Rinaldo Adilson de Souza acatou integralmente o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra, para que fosse contornada a crise da saúde vivida em Garanhuns, no agreste do Estado. Entre os pedidos feitos na Ação Cautelar Inominada, preparatória de Ação Civil Pública está a concessão de ordem judicial que impeça, ou proíba os médicos de faltarem aos seus plantões, mesmo diante do pedido de demissão feito, até que a situação seja resolvida e existam substitutos para os cargos. O pedido de aplicação de multa no valor de R$ 10 mil para cada falta, por médico também foi acatado pelo juiz.

    Na ação, o promotor chamou atenção para o grande numero de pedidos diários de desligamento recebidos pela direção do hospital, e que esta situação poderia acarretar em grave lesão de difícil reparação aos pacientes dos 20 municípios atendidos pela unidade de saúde, podendo levar a risco de morte aqueles que possuem quadro clínico de urgência e emergência.

    Outra abordagem feita por Alexandre Bezerra diz respeito a quantidade de pessoas atendidas pelo centro regional (aproximadamente 500 mil pessoas) e a impossibilidade de substituição dos profissionais a curto ou médio prazo, de qualquer especialidade, caso estes resolvam abandonar suas atividades.

    No texto da Ação impetrada, o promotor cita o Código de Ética Médica e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, deixando claro que “o alvo da atenção do médico é a saúde do ser humano, em beneficio do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional” (Artigo 2º do CEM).

    O promotor também deixa claro que o profissional médico que abandonar seu cargo neste momento de crise, pode ser enquadrado no artigo 135 do Código Penal , por prática criminosa e omissão de socorro, caracterizado como ato de improbidade administrativa.

    • Publicações4623
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-acata-integralmente-pedido-do-mppe-em-garanhuns-contra-crise-na-saude/111315

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)