Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz de Direito em Registro reconhece capacidade postulatória de Defensores Públicos desvinculados dos quadros da OAB

    há 13 anos

    O Juiz de Direito Genilson Rodrigues Carreiro, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Registro, diretor do Fórum local, decidiu na última quarta-feira (27/4) que são juridicamente válidos os atos processuais praticados por Defensores Públicos no exercício de suas funções, independente de inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados – OAB.

    A decisão decorre de representação formulada pela OAB/SP que pedia ao Judiciário a declaração de nulidade em processos judiciais, a instauração de inquérito policial para apuração de exercício ilegal de profissão, além de outras “medidas cabíveis”.

    O Juiz Genilson Carneiro sustentou que os membros da Defensoria Pública possuem a capacidade de promover ações judiciais e elaborar defesas em juízo com fundamento em dispositivos legais e constitucionais, como ocorre com membros do Ministério Público. Ele considerou, ainda, a recente alteração legislativa promovida pela Lei Complementar nº 132, de 7 de outubro de 2009.

    “Nesse passo, embora o artigo 97, I, da Lei Complementar nº 988/06 do Estado de São Paulo estabeleça a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil como requisito para a posse no cargo de Defensor Público (...), a Lei Complementar nº 132/09, que prescreve normais gerais para a organização da Defensoria Pública nos Estados, é clara ao determinar que a capacidade postulatória do Defensor Público decorre exclusivamente de sua nomeação e posse no cargo público (...). Logo, em razão da superveniência da aludida Lei Complementar nº 132/09, todo e qualquer Defensor Público Estadual não mais necessita integrar os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil para validamente postular em juízo”, afirma.

    Para ler a integra da decisão, clique aqui .

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-de-direito-em-registro-reconhece-capacidade-postulatoria-de-defensores-publicos-desvinculados-dos-quadros-da-oab/2670060

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)