Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz manda retomar transporte escolar em Ivolândia

    há 12 anos

    O juiz em substituição José Proto de Oliveira, da comarca de Ivolândia, concedeu liminar determinando que o Estado de Goiás e o município de Ivolândia retomem, no prazo máximo de 15 dias, a contar de suas intimações, o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino que residem na zona rural. Em razão de desavenças entre prefeitura e Estado, desde 1º de abril, o deslocamento de centenas de estudantes foi suspenso.

    O magistrado entendeu que há violação do direito constitucionalmente garantido, no que tange ao acesso dos alunos ao ensino público e gratuito. Ele argumentou, ainda, que não se trata conceder ou não liminar contra a Fazenda Pública, o que é vedado pelo artigo da Lei 8.437/92. Mas, sim, contra a omissão da administração pública, para a qual não há vedação legal.

    “Simplesmente interromper o serviço de transporte escolar por desencontros administrativos é, no mínimo, violência psicológica imposta a quem necessita que o Estado, como um todo, lhes proporcione a tutela do bem estar integral. Fera a dignidade humana e a Lei 8.069/90”, afirmou José Proto, se referindo ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil. (

    • Publicações18748
    • Seguidores499
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-manda-retomar-transporte-escolar-em-ivolandia/3131794

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)