Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz recebe denúncia contra ex-administradores do Grupo Oboé

    Publicado por COAD
    há 9 anos

    Decisão é do juiz Cláudio de Paula Pessoa, titular da 2ª Vara de Recuperação de Empresas e Falências da Comarca de Fortaleza

    O juiz Cláudio de Paula Pessoa, titular da 2ª Vara de Recuperação de Empresas e Falências da Comarca de Fortaleza, recebeu denúncia contra nove ex-administradores e profissionais ligados ao Grupo Oboé. Eles são acusados de envolvimento em crime falimentar de fraude a credores.

    O Ministério Público do Ceará (MP/CE) denunciou, ao todo, 12 pessoas, pela prática de criação de ativos fictícios, contabilidade paralela, desvio de recursos, entre outros. O magistrado, no entanto, considerou haver indícios da autoria de apenas nove deles.

    A denúncia foi apresentada contra José Newton Lopes de Freitas, ex-controlador do grupo; José Itamar de Vasconcelos Júnior, ex-administrador da Oboé Crédito Financiamento e Investimento S.A.; Joeb Barbosa Guimarães de Vasconcelos, ex-administrador da Oboé Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.; Cícero Adalberto de Paula Viana, João Gualberto Moreira de Queiroz e José Alberto de Melo Maynard, ex-administradores da Oboé Tecnologia e Serviços Financeiros S.A.

    O juiz recebeu ainda denúncia contra Simone Oliveira de Lopes de Freitas, ex-esposa de José Newton Lopes de Freitas, e contra os contadores José Vicente de Assis e Ezenete Alves Monteiro.

    Ao analisar o caso (nº 0920479-56.2014.8.06.0001/0), o juiz disse que observa-se da peça acusatória que há elementos que demonstram a materialidade dos delitos tipificados pela Lei 11.101/05, notadamente, ante a documentação contábil-financeira acostada na mencionada peça, bem como perícia contábil, relatório apresentado pela Comissão de Inquérito do Banco Central e o relatório circunstanciado apresentado pela Administradora Judicial.

    O magistrado determinou ainda que os réus sejam citados para apresentarem defesa. A decisão foi proferida no último dia 12

    FONTE: TJ-CE

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-recebe-denuncia-contra-ex-administradores-do-grupo-oboe/163341545

    Informações relacionadas

    Notíciashá 19 anos

    Justiça condena ex-presidente da Sul Fabril por crime falimentar

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    STF julga extinta punibilidade de italiano condenado por falência fraudulenta

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 15 anos

    STF mantém Ação Penal contra ex-diretor do falido Banco Atlantis

    COAD
    Notíciashá 6 anos

    Mesmo com dívida tributária, administrador de empresa falida deve ser reabilitado

    Wagner Brasil, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Dono de clínica de imagens é condenado por emissão de laudos fraudulentos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)