Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juizado Especial Cível Central de Macapá lança cartilha voltada as micro e pequenas empresas

    há 14 anos

    O Juizado Especial Central da Comarca de Macapá, que tem como titular a Juíza de Direito, Sueli Pereira Pini, lançou a Cartilha do Juizado da Micro e da Pequena Empresa, intitulada "Conheça o Juizado das Empresas".

    O material foi elaborado através da importância parceria existente entre a Justiça e o Sebrae, que inicialmente disponibilizou a sua sede para a realização de milhares de audiências afetas à Extensão Cível da Micro e Pequena Empresa, por meio do programa "Sábado Também é Dia de Negociar".

    A Cartilha apresenta o papel do Juizado, o que ajuda a intermediar entre o devedor e o lojista, o empresário ou comerciante; a Lei 9.099/95, que criou os Juizados Especiais Estaduais a quem compete exigir o cumprimento das sentenças por eles proferidas; as principais características do Juizado, como rapidez, acesso simplificado, gratuidade; além do procedimento em ação de cobrança e execução dos próprios julgados. O material relata como funciona o processo judicial e a importância dos prazos prescricionais dos títulos de créditos.

    A missão do Juizado da microempresa e da empresa de pequeno porte é possibilitar que devedores e credores possam negociar seus débitos, e assim, contribuir para criar a cultura da responsabilidade nos negócios, que todos nós consumidores fazemos, e de que honra nossas dívidas é nosso dever como consumidor e como bom cidadão. De acordo com a Juíza Sueli Pini o mais importante papel do Juizado é intermediar entre o devedor e o lojista, o empresário ou comerciante para que haja uma composição em que os dois lados sejam beneficiados.

    Assessoria de Comunicação Social do TJAP

    Macapá, 08 de outubro de 2010.

    • Publicações2383
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizado-especial-civel-central-de-macapa-lanca-cartilha-voltada-as-micro-e-pequenas-empresas/2411310

    Informações relacionadas

    Professor Rodrigo Palomares, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Fase de cumprimento de sentença em juizados cíveis?

    Petição Inicial - TJSP - Ação Cumprimento de Sentença Cumprimento de Sentença - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Gianine Strait, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Petição Cumprimento de Sentença

    Fábio Carlo de Lima Real Camargo, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Cumprimento de Sentença

    Petição Inicial - TJSP - Ação Cumprimento de Sentença no Juizado Especial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)