Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Julgado de feminicídio pelo TJDFT torna-se referência

    Acórdão relatado pelo des. George Lopes Leite foi destacado como referência para a interpretação da lei

    O site de notícias Metrópoles publicou reportagem sobre julgamento do TJDFT de um caso de homicídio, ocorrido em Ceilândia, em 2015, que ajudou a construir o atual entendimento jurídico para a aplicação da Lei do Feminicídio. Julgado em primeira instância como motivo torpe, o caso foi revisto pelo colegiado, que o qualificou como feminicídio.

    A acórdão, relatado pelo desembargador George Lopes Leite, se estabeleceu como referência para a interpretação da lei, ao considerar como objetivas as características do crime, em que um pano de fundo cultural foi a violência contra a mulher.

    De acordo com o desembargador, ouvido pela reportagem, “o feminicídio, enquanto qualificadora penal, não está ligado à motivação do autor. Está ligado às circunstâncias nas quais o crime se deu e essas circunstâncias são bastante objetivas: o feminicídio é um crime que acontece dentro de casa, nas quais autor e vítima mantêm ou mantiveram relação de intimidade”, afirmou.

    A reportagem lembra que o desembargador George Lopes Leite foi o primeiro juiz titular de uma vara especializada em violência doméstica, no ano 1995.

    Clique aqui e leia matéria completa, no site Metrópoles.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgado-de-feminicidio-pelo-tjdft-torna-se-referencia/700268431

    Informações relacionadas

    Marina Galdino, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Apelação no Tribunal do Juri

    Recurso de Apelação - Dosimetria Tribunal do Júri

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)