Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça acata pedido do MPE e suspende cobrança de taxa de religação de água

    A Justiça acatou pedido liminar do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou a suspensão da taxa de religação cobrada em desfavor dos consumidores que tiveram os serviços de água suspensos em razão de cortes por falta de pagamento. A medida vinha sendo tomada pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Aripuanã e viola o Código de Defesa do Consumidor, conforme cita o magistrado na decisão judicial.

    A Ação Civil Pública de autoria da promotora de Justiça, Luciana Fernandes de Freitas foi deferida na íntegra pelo juiz Fabrício Sávio da Veiga Carlota. Em caso de descumprimento da decisao, o município de Aripuanã terá que pagar multa diária no valor de R$ 250 reais para cada taxa de religação cobrada.

    O magistrado cita ainda na decisão que obrigar o pagamento de uma taxa ilegal resulta não só prejuízos aos direitos dos cidadãos, mas inclusive de ordem econômica. Na maioria das vezes os consumidores que estão pagando este tipo de cobrança geralmente são os mais necessitados, que tiveram os serviços de água suspensos por inadimplência, explica o magistrado.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações471
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-acata-pedido-do-mpe-e-suspende-cobranca-de-taxa-de-religacao-de-agua/100500635

    Informações relacionadas

    Bruna Gonçalves Xavier, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Juiz atende MPMS e declara ilegal e abusiva a cobrança de taxa de religação de água pela Águas Guariroba

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Número do processo. Qual? continuar lendo

    Religação de água atrasada continuar lendo

    Religar a água continuar lendo