Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça condena supermercado por tratamento jocoso e discriminatório a trabalhador com deficiência.

    Publicado por Campagnoli Advocacia
    há 6 meses

    Um fiscal de produtos de supermercado obteve direito a rescisão indireta do contrato de trabalho e à indenização pretendida de R$ 25 mil por dano moral. Pessoa com deficiência, ele comprovou ter sido vítima de atos de assédio moral em razão de má-formação de uma das mãos, além de ter sido tratado com gritos e com palavras depreciativas relacionadas ao seu desempenho.

    A decisão foi proferida na 1ª Vara do Trabalho de Carapicuíba-SP, pelo juiz Dener Pires de Oliveira. Com base nos depoimentos testemunhais, o magistrado conclui que o profissional foi alvo de reiterado tratamento discriminatório praticado pelo superior imediato, que se referia a ele de forma jocosa, chamando-o de “mãozinha”. Análise da prova documental deixa claro que o empregador teve conhecimento das condutas infracionais sem, no entanto, tomar qualquer providência para minimizar ou impedir tal comportamento.

    A sentença destaca, ainda, que a Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) atribui natureza gravíssima aos atos cometidos contra o homem, ao violarem o artigo 34, parágrafo 3º dessa norma. Tais condutas também são tipificadas como delitos penais, segundo o artigo 88 da mesma legislação.

    Além da indenização pelo dano moral, a empresa fica obrigada a pagar ao empregado todas as verbas relativas a uma dispensa sem justa causa. Assim, ele receberá saldo de salário do mês de encerramento do contrato, aviso prévio indenizado proporcional ao tempo de serviço, férias proporcionais com um terço, 13º salário proporcional e indenização rescisória de 40% sobre o FGTS.

    Cabe recurso.

    Fonte: TRT 2.

    #campagnoliadvocacia #noticiasjuridicas #escritoriodeadvocacia #advogada #advocacia #reels #facebook #instagram #g1 #linkedin #campjus #advogado #saopaulo #direito #trabalhista #direitodotrabalho #direitotrabalhista #empregado #empregador #empresa #empregada #rescisaoindireta #danomoral #deficiente #deficiencia #discriminação #preconceito #fiscal #supermercado #indenização #trt2

    • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
    • Publicações193
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-condena-supermercado-por-tratamento-jocoso-e-discriminatorio-a-trabalhador-com-deficiencia/2043958821

    Informações relacionadas

    Elias Georges Kassab Jr, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    Falta de Notificação de Multa de Trânsito é Ilegal e Pode Cancelar a cobrança e os pontos.

    PARIZOTTO ADVOGADOS, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    Por transações fraudulentas, Caixa deverá pagar R$ 9 mil a cliente

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    STF anula decisão do TST sobre cálculo de complementação de salários da Petrobras

    Leite e Emerenciano Advogados, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    STJ entende que dívidas prescritas não podem ser cobradas

    Emylli Cordeiro Januario, Advogado
    Notíciashá 6 meses

    TJSP decide que Catupinga deverá indenizar Jurupinga por imitação de embalagem

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Decisão como essa, antes de mais nada, ao impor condenação pecuniária, é pedagógica, na medida em que permite reflexão das partes e demais interessados sobre normas de conduta e disciplina na execução da relação de trabalho. continuar lendo