Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

Justiça determina que Plano de Saúde custeie Tratamento de Equoterapia e Programa de Estimulação Motora.

Publicado por Josias Dias da Silva
há 2 anos

Os genitores de um menor ajuizou uma Ação de Obrigação de Fazer em face do Plano de Saúde com a finalidade de que o Plano autorize e custeie os tratamentos de equoterapia e Programa de estimulação Motora (PEM).

Apesar de o Plano de Saúde sustentar que não possui obrigação legal ou contratual de cobrir os custos dos tratamentos solicitados, uma vez que eles não estão inseridos no rol de coberturas obrigatórias editado pela ANS, sendo, pois, legítima a negativa de cobertura questionada nos autos, afinal, feita com apoio em expressa disposição contratual e respaldada pelas normas previstas pela agência reguladora do setor, principalmente no caso do tratamento de Programa de Estimulação Motora, que “sequer existe no âmbito da fisioterapia”.

Contudo, na decisão em sede de Agravo de Instrumento a 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou provimento ao recurso e manteve o pedido autoral de antecipação da tutela para determinar ao Plano de Saúde que autorize e custeie os tratamentos de equoterapia, e Programa de estimulação Motora (PEM), no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de multa diária no importe de R$ 500,00.

Nos termos do v. Acordão restou claro que “Os planos de saúde podem, por expressa disposição contratual, restringir as enfermidades a serem cobertas, mas não podem limitar os tratamentos a serem realizados, inclusive os equipamentos e medicamentos necessários à realização dos procedimentos”.

Prosseguindo o v. acordão, restou consignado ainda que “Quando há indicação médica para tratamento, não há que se falar em ausência de cobertura ou de previsão em resoluções para a realização do procedimento”.

Fonte: TJMT

Processo: N.U 1016792-97.2021.8.11.0000- Julgado dia 23/11/2021.

  • Sobre o autorESPECIALISTA DIREITO MÉDICO (NEGATIVAS PLANO) - TRABALHISTA (ACIDENTE TRABALHO)
  • Publicações1
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-que-plano-de-saude-custeie-tratamento-de-equoterapia-e-programa-de-estimulacao-motora/1347471767

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Ceará
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça do Ceará TJ-CE - Apelação Cível: AC XXXXX-82.2021.8.06.0112 Juazeiro do Norte

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)