Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho passa a aceitar seguro garantia para assegurar cobranças

    Publicado por Direito Legal
    há 8 anos

    Empresas com grande quantidade de ações na Justiça do Trabalho podem usar agora o chamado seguro garantia para assegurar cobranças judiciais. A possibilidade foi confirmada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que reformulou orientação sobre o tema baseado no artigo 835 do novo Código de Processo Civil (CPC). O advogado trabalhista Rafael Lara Martins explica que – apesar de não ser novidade – esse reconhecimento pelo TST possibilitará que o empresário tenha condições de garantir uma execução sem perder controle de seu patrimônio e o empregado ficará seguro do recebimento de seu crédito.

    Os ministros incluíram o seguro garantia na lista de bens penhoráveis, equiparando-o a dinheiro e carta de fiança. Contudo, deve ter valor 30% superior ao da dívida. O advogado, sócio do escritório Lara Martins Advogados, pontua que, antes de ser pacificado pelo TST, algumas empresas já recorreram ao seguro garantia, mas ainda havia resistência do Judiciário trabalhista.

    Rafael Lara Martins também orienta sobre os cuidados que as empresas devem ter ao recorrer ao seguro garantia: “É preciso procurar seguradoras que sejam idôneas e estejam devidamente autorizadas a trabalharem com esse tipo de garantia para que não tenham surpresas futuramente”.

    Se a empresa adquirir o seguro e não pagá-lo, a principal consequência é, segundo ele, a não garantia processual. “Além disso, a empresa poder ter seu patrimônio bloqueado e até ficar sem acesso a seus bens, como dinheiro em conta, bloqueio de veículos, imóveis, entre outros”, finaliza o advogado. (Vinícius Braga, com informações do Valor Econômico).

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3217
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-passa-a-aceitar-seguro-garantia-para-assegurar-cobrancas/404979546

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)