Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Justiça Federal Do DF Reconhece Utilização Do Título De Mestre Obtido Antes Do Ingresso No Cargo Público Para Fins De Progressão E Promoção Funcional Na ANVISA

ano passado

O juízo da 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal reconheceu o direito de servidora pública da ANVISA a computar o título de mestre por ela obtido antes do ingresso no cargo público, para fins de promoção/progressão na carreira, e condenou a ANVISA ao pagamento das diferenças remuneratórias decorrentes da promoção/progressão na carreira, respeitada a prescrição quinquenal.

Na ação, o advogado da servidora e sócio fundador do escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados, João Marcos Fonseca de Melo, ressaltou a ilegalidade da interpretação dada pela Administração ao restringir o cômputo do tempo de experiência e do título de capacitação adquiridos anteriormente ao ingresso no cargo a não utilização em fase de títulos de concurso público, tendo em vista a inexistência de tal limitação na Lei nº 10.871/04 e no Decreto nº 6.530/08, bem como a inexistência de qualquer autorização legal que possibilite à Administração Pública, de acordo com seu juízo discricionário, a estabelecer restrição para o cômputo dos títulos acadêmicos e tempo de experiência profissional, devido a utilização para pontuação em concurso público.

O advogado ainda defendeu a aplicação da Lei nº 10.871/04 e do Decreto nº 6.530/08, que preconizam que os títulos e o tempo de experiência exigidos para fins de promoção na carreira são aqueles em que o servidor, respectivamente, adquiriu conhecimentos e exerceu atividades que estejam “no campo específico de atuação da respectiva carreira”, o que permite concluir que abrange os títulos e o tempo de experiência adquiridos a qualquer tempo (antes ou depois do ingresso no cargo público) e independente de utilização deles para pontuar em fase de concurso público.

Assim, o Juízo da 4ª Vara Federal Cível da SJDF estipulou, em sentença, o reconhecimento de que a restrição imposta pela Ré não encontra amparo na Lei 10.871/2004 e de que o não reconhecimento de capacitação anterior ao ingresso na carreira pública vai contra a finalidade da Lei, reconhecendo a ilegalidade da interpretação dada pela ANVISA.

Assessoria de Comunicação Escritório Fonseca de Melo e Britto Advogados

  • Sobre o autorAssessoria advocatícia jurídica, consultiva e extrajudicial
  • Publicações155
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-do-df-reconhece-utilizacao-do-titulo-de-mestre-obtido-antes-do-ingresso-no-cargo-publico-para-fins-de-progressao-e-promocao-funcional-na-anvisa/1807732635

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciaano passado

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-80.2020.4.03.6103 SP

Brasil e Silveira Advogados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Servidor público, sua progressão e promoção não podem ser atrasadas

Marcela Barretta, Advogado
Artigoshá 2 anos

Aprovado em concurso público tem direito a antecipação de diploma para posse em cargo público

Petição Inicial - TRF01 - Ação Ordinária - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Agência Nacional de Aviação Civil - Anac

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)