Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Justiça indica "falta de empenho" e manda Hurb marcar viagem de casal aos EUA

Publicado por Daiana Carbonera
ano passado

Por considerar falta de empenho para solucionar o problema, o juiz Sang Duk Kim, da 7ª Vara Cível de São Paulo, concedeu tutela de urgência e determinou que a agência digital Hurb marque a viagem de um casal para Nova York em até um mês. A decisão da última quarta-feira (4/5) foi tomada em meio a uma crise da empresa, que vem sendo acusada de não entregar produtos contratados.

Empresa enfrenta processo administrativo na Secretaria Nacional do Consumidor

Consta nos autos que os clientes compraram, em setembro de 2021, um pacote turístico no valor de R$ 3.800. Já constava no contrato do produto que a viagem deveria ocorrer em 2023, com passagens de ida e volta, saindo de São Paulo, em classe econômica.

Nove meses depois da contratação, em junho de 2022, o casal sugeriu, por meio de formulário, três datas diferentes para viajar, conforme regra estabelecida pela empresa. Conforme solicitado, o intervalo para embarcar seria entre 30 de março e 13 de abril. A própria empresa estipulou o dia 13 de fevereiro deste ano como data limite para confirmar a viagem. Tal prazo não foi cumprido.

Os clientes entraram em contato com a Hurb via chat, questionando o atraso. Lembrou à empresa que a viagem estava ligada a compromissos pessoais. A empresa se desculpou e informou que o pedido seria colocado como prioridade. Mas isso não aconteceu. Ainda sem resposta, a consumidora iniciou relatos em plataformas de defesa do consumidor, mas recebeu apenas respostas padrões, de forma automática, sem previsão de entrega dos voos.

No fim de março, quando já deveriam estar se preparando para o embarque, os clientes voltaram a sugerir três novas datas para viajar. Dessa vez, com intervalo sugerido entre 10 de junho e 1 de julho de 2023. A Hurb se comprometeu a confirmar os voos até 17 de abril. Em 14 de abril, no entanto, a empresa enviou um e-mail comunicando a cliente de que as datas indicadas no novo formulário estavam indisponíveis.

Sem respostas por meios extrajudiciais, ingressaram com a ação. Representando os consumidores, o advogado Lucas Nasser, do escritório Oton Nasser Advogados Associados, destacou que a Hurb passa por um momento de "caos" em sua gestão e que há o risco da empresa decretar falência "a qualquer momento".

Nas últimas semanas, a Hurb tem sido alvo de denúncias de consumidores que a acusam pela não entrega de pacotes. Em 21 de abril, João Ricardo Mendes renunciou ao cargo de CEO da empresa após vir a público um episódio em que ele xinga, ameaça e humilha um cliente que reclamou do atendimento da marca.

Nesta semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu um processo administrativo contra a Hurb por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma. O processo visa coibir práticas abusivas no mercado de turismo. As medidas vão desde a aplicação de multas (que podem chegar a R$ 13 milhões) até a suspensão das atividades da empresa.

De acordo com a Senacon, apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil reclamações formais contra a Hurb, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas da empresa na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023).

"A contratação da ré para a 'entrega' do pacote turístico adquirido pela autora é incontroversa. É incontroverso ainda que a ré não tem se empenhado em atender a autora no que diz respeito a efetiva prestação dos serviços e produtos contratados", diz o juiz Sang Duk Kim na decisão.

Em caso de descumprimento, a Hurb pode ser multada em R$ 10 mil.

Fonte: ConJur - Juiz indica "falta de empenho" e manda Hurb marcar viagem de casal

  • Publicações77
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1482
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-indica-falta-de-empenho-e-manda-hurb-marcar-viagem-de-casal-aos-eua/1831516317

Informações relacionadas

Paula Ferreira, Advogado
Modeloshá 2 anos

[MODELO] Ação de indenização por danos materiais e morais contra companhia aérea e empresa que vendeu o pacote.

Petição Inicial - TJRJ - Ação de Restituição de Quantia Paga c/c Indenizatória por Dano Moral - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Hurb Technologies

Letícia Zendron, Advogado
Notíciashá 2 anos

Adiamento de viagem da Hurb: saiba como exigir o cumprimento.

Maria Isabel Figueirêdo, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

Principais diferenças entre Renúncia de Mandato e Substabelecimento

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 226

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Chega de picaretas, aqui no Brasil continuar lendo

Depois de varios adiamentos, a hurb marcou pacote 4 pessoas ,Italia e França inclusive com numero de voo, mas ate hoje 09/05 ainda nao enviou os volchers para viagem 22/05. A piramide está ruindo. continuar lendo

Elimar, boa tarde. Por acaso essa viagem seria 4 dias para Roma e 4 dias para Paris? Eu também comprei essa viagem e estou aguardando retorno, inclusive com ordem judicial para que eles marquem, mas até agora nada. continuar lendo

Fabiano, exatamente esta, só que, no caso foi a Hurb que confirmou a data e inclusive passou o numero de todos os voos, mas sem o volcher, após nova reclamação, abriram um novo protocolo e pediram 5 dias para responder. continuar lendo

Fabiano jose arante lima, conseguimos viajar, o hotel na Itália só conseguimos quando desembarcamos em roma, quando chegamos em paris fizemos novo contato mandaram aguardar, voltamos para o brasil amanha (01/06) e estamos "aguardando" até hoje. Pagamos hotel em paris, no mesmo voo haviam aprox 20 a 25 pessoas plea hurb, ninguém conseguiu hotel. continuar lendo

Excelente artigo! Que os clientes sejam indenizados, pois eles não são culpados pela falência da empresa. continuar lendo

Povo gosta de comprar barato preço de banana 🍌 da nisso , esse é o brazil do povo esperto 😂😂😂 continuar lendo