Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Itinerante leva teste de DNA à II Piauitec

    há 15 anos

    A Justiça Itinerante marca presença na II Piauitec, nesta quinta (30) e sexta-feira (31), oferecendo serviços de teste de DNA para reconhecimento de paternidade. O teste, que na rede privada custa R$ 235, é feito com a coleta da saliva e não demora mais que cinco minutos. Além do teste, a Justiça Itinerante oferece ações judiciais sobre divórcios, separações, solução de união estável, retificação de registro de nascimento, casamento e óbito.

    De acordo com o promotor de justiça do Ministério Público, José Marques Lages, após o suposto pai fazer o teste e o DNA, se o resultado for positivo, fica reconhecida a paternidade. “O Código Civil diz que a recusa em fazer o teste implica no reconhecimento da paternidade. Na tentativa de acabar com essa farra da paternidade sem responsabilidade, a Justiça Itinerante está disponibilizando kits de DNA”, explica.

    O promotor diz que a iniciativa da Justiça Itinerante busca resolver uma situação muito comum em todo o interior do Piauí, em casos em que tanto crianças como adultos têm apenas o nome da mãe na certidão de nascimento. “Esta lei nova permite o reconhecimento da paternidade através da Justiça Itinerante em cinco minutos, um serviço totalmente gratuito que era muito caro, e ainda hoje é, mas através da Justiça Itinerante fazemos isso gratuitamente”, diz.

    De acordo com o defensor público Humberto Brito Rodrigues, além do teste de DNA, a Defensoria Pública está trazendo orientações jurídicas que não são de competência da Justiça Itinerante. “Orientações sobre processos litigiosos, ações de alimentos, divórcios, separações, solução de união estável e suprimento de registro de nascimento e óbito (ocorre quando as pessoas não tiraram esses documentos no período hábil e no tempo legal)”, explica.

    • Publicações1138
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-itinerante-leva-teste-de-dna-a-ii-piauitec/157670

    Informações relacionadas

    Jusbrasil Perguntas e Respostas
    Artigoshá 5 anos

    Paternidade: tire dúvidas sobre registro, reconhecimento, exame de DNA e mais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)