Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça nega aproveitamento de crédito de ICMS à empresa alimentícia

    O Juiz de Direito da 1ª Vara de Feitos Tributários de Belo Horizonte negou a uma empresa alimentícia aproveitamento de créditos de ICMS, na aquisição de conservadoras (freezers) e cestos chamados bulk. A decisão acolheu defesa da Advocacia-Geral do Estado (AGE) ao julgar improcedente Ação Anulatória nº 0024.11.181.025-5.

    Representando o Estado de Minas Gerais, a Procuradora Alda de Almeida e Silva argumentou que os materiais são alheios à atividade preponderante da empresa, destinados a estabelecimento de terceiros, cujo crédito é vedado por força do artigo 20, § 1º, da Lei Complementar 87/96 e do Regulamento do ICMS.

    Acatando as argumentações do Estado, o Juiz asseverou que seria uma interpretação demasiada extensiva entender que os citados bens são essenciais à atividade da empresa. Quanto às multas exigidas pelo fisco, o Magistrado entendeu que a ofensa à legislação tributária merece resposta punitiva à altura, reprimindo e inibindo a conduta irregular dos contribuintes.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-nega-aproveitamento-de-credito-de-icms-a-empresa-alimenticia/3167970

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)