Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça nega incorporação da GEPI aos vencimentos básicos

    “A GEPI não se confunde com o vencimento básico do cargo dos servidores, tratando-se de gratificação que, como tal, não pode integrar a base para o cálculo dos adicionais por tempo de serviço, ante a expressa restrição imposta pela Emenda Constitucional 19/98.” Com essa posição, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou provimento ao recurso de apelação nº1.0024.10.157042-2/001 interposto pelo Sindicato dos Fiscais e Agentes Fiscais de Tributos do Estado de Minas Gerais – Sindifisco/MG.

    Em consonância com a tese de defesa apresentada pela Advocacia-Geral do Estado (AGE), a relatora, Desembargadora Áurea Brasil citou precedente do Supremo Tribunal Federal em sede do Recurso Extraordinário nº 563.708/MS, em que restou reconhecida a repercussão geral da questão constitucional discutida. Assim, declarou: “Nos termos do art. 37, inciso XIV, da Constituição da República, com a redação dada pela Emenda n. 19/98, os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de vantagens ulteriores, razão pela qual afigura-se legítima a exclusão da GEPI da base de cálculo dos quinquênios, que deverão incidir tão somente sobre o vencimento básico do cargo.”

    Representou o Estado no processo o Procurador Daniel Bueno Cateb.

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-nega-incorporacao-da-gepi-aos-vencimentos-basicos/121520904

    Informações relacionadas

    Sergio Rodrigues Advogado, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    É proibida a redução ou suspensão do vencimento de servidores afastados de suas funções, até o trânsito em julgado do processo criminal pelo qual responde

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)