Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lajeado terá Juizado Especial Cível com estrutura própria

    O Presidente do TJRS, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, determinou a instalação de um Juizado Especial Cível (JEC) na Comarca de Lajeado. A Resolução nº 923-COMAG atende a decisão do Conselho Magistratura, ocorrida na sessão do dia 17/7. A data da solenidade de instalação ainda será agendada.

    Atualmente, o JEC funciona adjunto a uma Vara Cível. Com a instalação de um Juizado, passa a contar com estrutura própria, com cartório e servidores exclusivos. O magistrado responsável atuará em regime de substituição. Em relação a espaço físico, estão disponíveis nove salas de conciliação, uma para audiências de instrução e julgamento, uma para o cartório e uma para o gabinete.

    Para o Juiz-Diretor do Foro, Luís Antônio de Abreu Johnson, este é um passo muito importante para a Comarca. Ressalta que Lajeado é uma cidade que cresce vertiginosamente e tem se destacado como uma potência industrial no RS.

    Afirma que essa medida demonstra a busca do Judiciário de se aparelhar para poder dar a resposta esperada pela sociedade, mesmo com as dificuldades impostas pela lei de Responsabilidade Fiscal. E avalia que a instalação do JEC resultará em mais eficiência, mais qualidade e um atendimento qualificado e especializado às partes.

    O Juizado Especial Cível Adjunto tem mais de 2 mil processos em andamento. Junto à unidade funciona ainda, por meio de projeto-piloto, um Juizado Especial da Fazenda Pública, que recebe ações contra o Município e Estado com o valor de no máximo 60 salários-mínimos. Neste Juizado tramitam, por exemplo, ações de pedidos de medicamentos, que representam uma parcela significante das demandas judiciais.

    Além do Município-sede, a Comarca abrange mais sete Municípios do Vale do Taquari, somando quase 150 mil jurisdicionados: Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

    Decisão

    O processo foi levado ao COMAG pelo Corregedor-Geral da Justiça em exercício, Desembargador Voltaire de Lima Moares. No voto, o magistrado salientou tratar-se de medida necessária, a fim de assegurar a efetiva prestação jurisdicional. Também citou parecer do Juiz-Corregedor da região, Ruy Rosado de Aguiar Neto, salientando que, dentre os JECs cuja instalação ainda não foi autorizada, Lajeado é o que possui o maior número de ações em andamento e o maior ingresso mensal.

    • Publicações7827
    • Seguidores2089
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações898
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lajeado-tera-juizado-especial-civel-com-estrutura-propria/3187698

    Informações relacionadas

    Monara Dias, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Reclamação Trabalhista. Férias vencidas e horas-extras

    Eduardo Meyer, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Juizado Especial na Justiça do Trabalho

    Juizados Especiais Cíveis serão instalados em Lajeado e Sapucaia nesta semana

    Messias do Couto Ramos , Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como buscar meus direitos sem gastar nada?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)