Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lei de Responsabilidade não impede decisão judicial

    O TJRN não acatou o argumento do Estado de que a promoção vertical e horizontal de uma professora estariam condicionadas à existência de vaga, além da necessária previsão orçamentária e adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

    A decisão da 2ª Câmara Cível, que manteve a sentença inicial, destacou que a autora da ação cumpriu o estágio probatório, tendo em vista que se encontra no exercício do cargo desde 04/04/81 e também atendeu ao prazo disposto no artigo 45, da Complementar Estadual nº 322/2006.

    Além destes pontos, se observa que a servidora possui as titulações necessárias à efetivação da promoção vertical, na carreira de Professora do Magistério Público Estadual e, com isso, o direito ao pagamento das diferenças salariais decorrentes da promoção vertical para o Nível III, letra A.

    Os desembargadores destacaram que, quanto à questão do limite prudencial previsto na Lei Complementar nº 101/2000, a própria Lei prevê, em seu artigo 19, que se exclui do limite prudencial a despesa com pessoal determinada por sentença judicial.

    No que diz respeito ao argumento estatal quanto à necessidade de vagas para a efetivação da promoção horizontal, este não tem como prosperar, tendo em vista que este requisito não encontra guarida nos artigos 39 a 45 da LCE Nº 322/2006, como bem destacou a magistrada na sentença inicial, enfatiza o relator do processo no TJRN, Dr. Arthur Cortez Bonifácio (juiz convocado).

    • Publicações8049
    • Seguidores263
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-de-responsabilidade-nao-impede-decisao-judicial/100025000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)