Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Lei obriga empregadores a afastar de atividades presenciais trabalhadoras gestantes

Publicado por Danilo de Almeida
há 3 anos

Foi publicada e entrou em vigor lei que obriga as empresas a afastar de atividades presenciais empregadas gestantes, durante o período de pandemia de Covid-19.

A lei 14.151/2021, determina que o afastamento das atividades não pode causar prejuízo da remuneração da gestante.

E ainda, a lei prevê também que durante o afastamento das atividades presenciais, a empregada ficará d disposição do empregador para exercer atividades em seu domicílio, por meio do teletrabalho, ou qualquer outra forma desde que a distância.

O principal ponto a se destacar é que o afastamento das atividades presenciais não é facultativo e só depende da existência da condição de gestante, comprovada através de documento médico.

Ainda, não há impedimento para os casos em que pela natureza dos serviços seja impossível ou dificultoso o trabalho a distância, a aplicação das medidas de suspensão e redução de salário e jornada, previstas na MP 1.045 assim como as medidas previstas na MP 1.046, mas não haverá possibilidade de ocasionar o afastamento previdenciário, exceto nos casos de doença relacionada à gestação.

A princípio a lei se aplica a todas as empregadas gestantes, inclusive as empregadas domésticas, independente de cargo, setor, etc.

Vale frisar ainda, que como a lei entrou em vigor na data da sua publicação (12/05/2021), as empresas devem se adequar imediatamente.

  • Sobre o autorAdvogado, Pós-grad. em advocacia cível e d. trabalhista e graduado Contábeis
  • Publicações12
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações205
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-obriga-empregadores-a-afastar-de-atividades-presenciais-trabalhadoras-gestantes/1206889238

Informações relacionadas

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

Meu funcionário está cumprindo aviso prévio e se afastou pelo auxílio-doença. E agora?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)