Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lei previdenciária não pode retroagir para prejudicar segurado

    É vedada a aplicação retroativa de lei previdenciária que cause prejuízo ao segurado. Com este entendimento, o juiz da 3ª Vara Federal de Belo Horizonte entendeu que não incidem juros de mora nem multa sobre indenização devida a título de contribuições previdenciárias correspondentes a período anterior à Medida Provisória 1.523/1996, a qual passou a permitir tais acréscimos.

    O mandado de segurança, com pedido de liminar, foi impetrado por servidor público federal para obter o recálculo do valor da indenização decorrente das contribuições previdenciárias devidas por ele, referentes a alguns meses dos anos de 1991 e 1992, a fim de que fosse afastada a incidência dos juros de mora e multa.

    A sentença do juiz federal Ricardo Machado Rabelo tornou definitiva a medida liminar anteriormente deferida e concedeu a segurança, determinando a realização de novo cálculo do valor devido pelo servidor, excluindo-se os juros e multa, eis que inexistia a previsão legal de tais encargos antes da edição da Medida Provisória 1.523/1996. Em sua decisão o magistrado afirmou, ainda, que não é permitida a retroatividade da lei previdenciária que traga prejuízo ao segurado.

    “Para se apurar os valores da indenização devem ser levados em conta os critérios legais existentes no período por ela abrangido, que, no caso em tela, antecede a inovação legislativa”, afirma o advogado Rudi Cassel, sócio do escritório que atuou no caso e membro do Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados.

    • Publicações2833
    • Seguidores433749
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações400
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-previdenciaria-nao-pode-retroagir-para-prejudicar-segurado/505276354

    Informações relacionadas

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Tempus Regit Actum Previdenciário: Estratégias para Proteger os Direitos dos Segurados

    Tribunal Regional Federal da 5ª Região
    Jurisprudênciahá 21 anos

    Tribunal Regional Federal da 5ª Região TRF-5 - Apelação em Mandado de Segurança: AMS 71166 AL XXXXX-2

    Ana Karina Carvalho, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Lei previdenciária não pode retroagir para prejudicar segurado

    TNU: LEI NÃO RETROAGE NO CASO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS

    Fabricio Ferri, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    INSS passa a aceitar tempo de serviço rural ou urbano mesmo antes dos 12 anos.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)