Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Leilão Judicial da Justiça Comum

Como funciona uma arrematação judicial

ano passado

O Leilão Judicial tem origem de um processo, ou seja, existe um processo em andamento e esse processo chegou em um determinado momento em que o Juiz determinou que o bem "móvel" ou "imóvel" penhorado seja levado à Leilão.

O Leilão é realizo por determinação judicial e é nomeado um leiloeiro para elaborar o Edital de Leilão. Esse Edital passa pela aprovação do Juiz e em seguida é colocado à leilão para captação de lances.

A respeito do lance é importante mencionar que, o primeiro leilão o lance mínimo é o valor da Avaliação que consta no processo. Se caso não tiver proposta no primeiro leilão, irá, abrir recebimento de proposta do segundo leilão.

Nesse Segundo Leilão tem "um desconto de -40%" e o interessado pode comprar o imóvel com esse "desconto" previsto no Edital e na lei.

Esclareço que, esse lance pode ainda ser parcelado nos termos do artigo 895 do Novo Código de Processo Civil, parágrafo 1º, que menciona o seguinte:

Art. 895. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar, por escrito:

§ 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos vinte e cinco por cento do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea, quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.

Se precisar de alguma informação ou esclarecimento é só me procurar no instagram @adv.ademirteodoro e/ou pelo Jusbrasil. Espero que a informação tenha ajudado. Tenha uma boa compra!

  • Sobre o autor“Quando todos pensam igual, é porque ninguém está pensando.” – Walter Lippmann
  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/leilao-judicial-da-justica-comum/1726702155

Informações relacionadas

Fernando Koreeda, Advogado
Artigoshá 7 anos

Você sabe como funciona Leilão de Alienação Fiduciária de Imóvel? Veja o passo a passo e escolha o melhor momento para arrematação

Você sabe a diferença entre leilão judicial e extrajudicial?

Maria Carolina Vieira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Leilão Judicial de Imóveis

Leilão judicial

Alfio Carlos Affonso Zalli Neto, Bacharel em Direito
Modeloshá 6 anos

Petição de indicação de Leiloeiro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)