Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Levantamento dos depósitos judiciais do TJRS serão agilizados com o alvará judicial automatizado

    Publicado por Alexandre Atheniense
    há 13 anos

    O Tribunal de Justiça do Estado lança na próxima quinta-feira (9/12), às 14 horas, na Sala de Reuniões do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, 1.565/12º andar), o Alvará Judicial Automatizado. O sistema será implantado em todas as Varas do Estado e, segundo a Corregedoria-Geral da Justiça, irá agilizar o levantamento dos depósitos judiciais, adotando conceitos modernos de segurança e desburocratização.

    “Tudo o que for recolhido em depósito judicial com guias do Judiciário será transferido pela via eletrônica, mediante autorização do Juiz, por Ted ou ordem de pagamento para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul”, informa a Juíza-Corregedora Maria Cláudia Mércio Cachapuz. “Com isso, deixará de existir alvará em papel, restando apenas um registro nos autos.” A transferência dos valores ocorrerá do sistema Themis, usado pelo Judiciário, para o sistema contábil utilizado pelo BANRISUL. “O procedimento é absolutamente seguro”, ressalta a Juíza-Corregedora.

    Para que as transferências sejam efetivadas, bastará que os advogados informem os dados necessários à realização da operação como, por exemplo, o CPF do beneficiário. A iniciativa foi testada em pilotos implantados em Varas da Capital, de Canoas e de Igrejinha.

    Durante o ato de lançamento do Alvará Judicial Automatizado será realizada uma demonstração do funcionamento do sistema por meio da transferência dos valores referentes a um alvará. “Será uma demonstração real, feita com base em um alvará verdadeiro”, enfatiza a Juíza-Corregedora Maria Cláudia Mércio Cachapuz. Segundo ela, no dia 10/12 será realizado treinamento para Juízes e escrivães de Porto Alegre.

    • Sobre o autorAdvogado, Consultor de TI, Professor e Perito na área de Direito Digital
    • Publicações1909
    • Seguidores185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações961
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/levantamento-dos-depositos-judiciais-do-tjrs-serao-agilizados-com-o-alvara-judicial-automatizado/2498744

    Informações relacionadas

    Alvará Automatizado pode ser usado no sistema BACENJUD2

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: ROT XXXXX-86.2022.5.04.0018

    OAB - Seccional do Rio Grande do Sul
    Notíciashá 4 anos

    Orientações sobre a liberação de alvarás e de valores no TJRS, TRT4 e TRF4

    TJ oferece serviço que facilita identificar a origem de depósito judicial

    Paloma Fiama, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo: Petição de Expedição de alvará de transferência de valores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)