Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Liberação ocorre com pagamento de despesas de estadia e remoção

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    É pacífico o entendimento de que a liberação do veículo recolhido ao pátio do órgão de trânsito está condicionada ao pagamento das despesas de estadia e remoção com prazo máximo de trinta dias, conforme o artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro . Com esse posicionamento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ratificou, à unanimidade, sentença sob reexame que concedera segurança a um motorista a fim de garantir a liberação e restituição do veículo e também a cobrança de 30 diárias referentes aos dias em que permaneceu no pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Reexame Necessário nº 112261/2008).

    Para o relator do recurso, desembargador Guiomar Teodoro Borges, a sentença de Primeira Instância deve ser mantida, pelos seus próprios fundamentos. Mostra-se manifestamente ilegal a exigência feita pelo impetrado no sentido de condicionar o pagamento da taxa de permanência superior a 30 dias para liberação do veículo. Em seu voto, o magistrado listou dois julgamentos de casos idênticos realizados pelo TJMT, que assinalaram ser pacífico o entendimento de que a liberação do veículo recolhido ao pátio do Detran está condicionada ao pagamento das despesas de estadia e remoção com prazo máximo de trinta dias.

    Conforme o relator, aplicada a penalidade de apreensão administrativa do veículo no pátio do órgão impetrado, é correta a exigência do pagamento das despesas de estadia e remoção, com prazo máximo de trinta dias, conforme a Resolução nº 53 /98 do Conatran, que regulou o disposto no art. 262 do Código de Trânsito Brasileiro .

    Participaram do julgamento os desembargadores Díocles de Figueiredo (revisor) e Carlos Alberto Alves da Rocha (vogal convocado).

    A Justiça do Direito Online

    TJMT

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liberacao-ocorre-com-pagamento-de-despesas-de-estadia-e-remocao/605252

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)