Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Lição de vida para animar os concurseiros

há 8 anos

Nascido na cidade de Parnaíba, no Piauí, Leonardo César Santos Chaves conquistou a proeza de ficar com a primeira colocação no concurso para o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado, realizado em 2014. Sua história é inspiradora para os demais concurseiros por vários aspectos. Um deles, é a persistência, pois, como ele mesmo ressalta, perdeu as contas do número de concursos de que participou até conquistar a vaga.

Lies de vida para animar os concurseiros

“Nossa! Fiz tanto concurso que não sei se lembrarei todos. Mas creio que uns nove concursos, dos quais fui aprovado em três deles (TCE-CE, CGU e TCE-PI), sendo o 1º Lugar no TCE-PI, e Classificado em outros três, TCM-GO, TCU e SEAD-PI”, lembra o auditor. Um dos diferenciais da trajetória de Leonardo Chaves rumo ao serviço público é o fato de ter aliado a obstinação para perseguir seu objetivo com métodos de preparação que otimizaram seu esforço de estudo. E isso foi fundamental, uma vez que não dispunha, na época, de tempo para dedicar-se exclusivamente à preparação.

Segundo Leonardo, especificamente para o concurso do TCE-PI, ele preparou-se durante cinco meses. Em novembro de 2013, ele fazia um curso de ensino superior, quando soube das primeiras informações a respeito do concurso para o tribunal de contas. A partir daí, começou a se preparar para a prova, que ocorreu em abril do ano seguinte. “Como eu trabalhava em torno de 8 horas por dia, criei um horário de estudo que me garantia uma hora de estudo no intervalo do almoço e depois estudava mais umas três horas na parte da noite, em geral, das 19h às 22h, segunda a sexta-feira. Aos sábados estudava pela manhã e à tarde. Aos domingos eu fazia uma espécie de simulado das disciplinas estudadas na semana. Isso sem falar que eu resolvia muitas questões durante a semana”, explica o auditor, ao falar sobre sua rotina de preparação para a prova.

Lies de vida para animar os concurseiros

Como Leonardo Chaves não dispunha de muito tempo para estudar, tinha de utilizar cada minuto da forma mais eficiente possível. Por isso, uma boa lição que os concurseiros podem aprender com ele é em relação a como distribuía o tempo que tinha pelos conteúdos. Uma das dicas do auditor é fazer uma análise do programa e do edital, para hierarquizar as matérias cobradas por grau de importância.

“O tempo de preparação e dedicação para cada uma das 14 disciplinas foi analisado de acordo com a importância relativa no conjunto das provas. Dessa forma eu disponibilizei mais tempo para aquelas disciplinas que tinham maior peso”, disse Leonardo. Segundo ele, um dos aspectos que levou em conta foi o fato de, no concurso para o TCE-PI, o edital trazer a quantidade de questões para o conjunto de disciplinas de conhecimentos básicos e para o conjunto de disciplinas de conhecimentos específicos com seus pesos, mas não indicar o número de itens por disciplina.

“Assim, analisei meus pontos fortes (disciplinas que eu dominava mais) e pontos fracos (disciplinas que eu ainda não havia estudado) e dediquei mais tempo para essas últimas, sempre observando se valia a pena estudar todo assunto do edital de acordo com o peso. E eu tinha que ser muito estratégico, pois meu tempo de estudo era escasso”, salienta.

Antes de ingressar no TCE-PI, Leonardo Chaves formou-se em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com ênfase em Engenharia e atualmente é formando em Ciências Contábeis. Ele foi também oficial do Exército durante 14 anos e chegou a figurar no posto de capitão. Bem estabelecido na corporação militar, do ponto de vista financeiro e profissional, segundo ele, ainda faltava algo. Um dos aspectos que mais o incomodava era viver longe da família, que estava no Piauí. “Nesse período, perdi muitos momentos bons e ruins também”, relembra Leonardo, que também buscava uma melhor situação financeira.

Por isso, estabeleceu como objetivo pessoal ingressar no quadro de profissionais do TCE-PI. “Inicialmente tentei concursos no âmbito Federal que pudessem me dar mobilidade territorial, ainda que inicialmente eu não pudesse estar em Teresina-PI, mas que ao longo do tempo eu tivesse a oportunidade fazer essa escolha. Mas tudo aconteceu de modo mais simples do que eu imaginava, pois fui aprovado num concurso de âmbito estadual e que preencheu os requisitos que eu procurava”, ressalta Leonardo Chaves, ressaltando que, além de tudo isso, a expectativa de trabalhar em um órgão com ótimos ambiente de trabalho e cultura organizacional também foi decisivo para tentar ingressar no TCE.

“A sensação de liberdade, associada à qualidade de vida, e a remuneração também foram fatores que analisei. Eu já ouvia falar muito do TCE-PI e encontrei nele a oportunidade que eu tanto queria. O concurso ofereceu inicialmente somente duas vagas para cargo de Auditor de Controle Externo, mas eu encarei como um desafio e deu certo.”

Aos concurseiros, principal dica que Leonardo Chaves deixa é a de persistirem na busca por seus objetivos, mas de modo eficiente.

Na época em que o Leonardo César brilhou em tantos concursos ainda não existia o QualConcurso, que hoje desenvolve um plano de estudos eficiente, distribuindo o seu tempo disponível pelas matérias que você precisa estudar, assim como ele fez, mas de forma inteiramente informatizada, sob base totalmente científica. Para acelerar a sua aprovação, sem que você despenda esforços para concursos para os quais ainda não tem proficiência, ainda dizemos o concurso que você tem mais chances de passar. Quer saber mais? Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE o nosso e-book com os 4 passos para aprovação em concurso público.

Fonte

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1154
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licao-de-vida-para-animar-os-concurseiros/313340801

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)